A Felicidade das Pequenas Coisas | Uma obra singela e intimista

Nathália Sorrini

Quando pensamos em produções cinematográficas, na maioria das vezes, só pensamos em Hollywood. Np entanto, de uns anos pra cá, me parece que isso finalmente está sendo mudado. Continua sendo um processo longo, porém já podemos ver uma movimentação na indústria, como a vitória no Oscar de Parasita, o sucesso estrondoso de Round 6 e por aí vai.

Assim chegamos em A Felicidade das Pequenas Coisas, um filme de Butão bem intimista e singelo, que chega para acalmar nossos corações e nos dar uma perspectiva mais leve sobre a vida, mesmo que ele não faça muito barulho. Trata-se de uma história que merecia mais um pouco de atenção pela sua simplicidade.

A Felicidade das Pequenas Coisas

A trama

Acompanhamos a vida de Ugyen Dorji (Sherab Dorji), um professor de 20 e poucos anos, que tem um grande sonho de ser um canto famoso na Austrália. Mas seus planos foram adiados pelo último ano de contrato com o Governo para lecionar como professor infantil numa cidadezinha chamada Lunana. Assim, vamos acompanhar Ugyen convivendo e ensinando na cidade.

Como o título brasileiro já nos dá a pista, A Felicidade das Pequenas Coisas é sobre autodescoberta da vida, empatia, sonhos, novas perspectivas, assim como enxergar a vida de outra forma, nos fazendo, dessa forma, refletir sobre a vida de uma maneira mais leve e lúdica.

Lunana

Lunana é apaixonante, como toda a atmosfera de uma cidadezinha no meio de uma montanha, com vários tipos de iaque, criancinhas fofas e demais fatores amorosos. Toda a produção é de alta qualidade, sendo possível notar o cuidado que o diretor e roteirista Pawo Choyning Dorji teve com a direção de arte, bem como com toda a parte do elenco.

Por fim, A Felicidade das Pequenas Coisas é como se auto intitula. Uma obra leve, simples e emocionante na dose certa. Em diversos momentos chega ser assustador como o filme conversa com a nossa realidade e, por isso, merece mais da nossa atenção, para termos uma nova visão sobre sonhos e sobre a vida. Trata-se de uma grata surpresa termos esse filme ainda no começo de 2022, para começarmos o ano de maneira descomplicada.

A Felicidade das Pequenas Coisas

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha técnica – A Felicidade das Pequenas Coisas

Título original: Lunana: A Yak in the Classroom
Direção e roteiro: Pawo Choyning Dorji
Elenco: Sherab Dorji, Ugyen Norbu Lhendup, Kelden Lhamo Gurung, Pem Zam, Sangay Lham, Chimi Dem
Data de estreia: qui 27/01/2022
Onde assistir: somente nos cinemas
País: Butão
Gênero: drama
Duração: 110 minutos
Ano de produção: 2019
Classificação: 10 anos

Nathália Sorrini

Aspirante a cineasta, apaixonada por séries de tv e lufana de coração
NAN