‘A Fera’ entrega o que propõe: tensão e entretenimento
Gabriel Meira
A Fera é um título muito utilizado em toda a história do cinema. A tradução segue o original “Beast”. Um nome carrega muito mais que uma simples definição: é a forma mais curta e direta de vender ao público o produto cinematográfico.
O roteirista desenvolve a storyline (história contada em algumas linhas e/ou apenas uma frase) para vender sua trama para o produtor, mas a forma mais simples de captar a atenção do espectador para que ele decida inconscientemente se tem a intenção de consumir aquele produto ou não, é o nome.
O título é curto e atrativo. Então, ao se deparar com o mesmo podemos seguir por vários caminhos: levar para o gênero de terror ou lembrar do clássico A Bela e a Fera’. A nossa mente tem a capacidade de nos levar ao que ao que a definição física representa e da sua representação cultural. Entretanto, o filme A Fera, de 2022, não trata de monstros, figuras mitológicas e sem nenhum apelo direto ao terror. O longa tem como base a sobrevivência que é colocada em risco por um leão.
Leia também:
‘Gêmeo Maligno’ desperdiça potencial por não saber que rumo tomar
‘Papai é Pop’ chama a atenção para a importância do papel da paternidade
Cartilha pronta
Nate Daniels, um médico americano interpretado por Idris Elba, decide fazer um safari pela África do Sul com suas duas filhas após a morte de sua mulher. Acreditando que a viagem pelo país pode melhorar o relacionamento com as meninas – que o culpam pela ausência na perda de sua mãe -, não imaginaria que o que levaria a esta reaproximação e perdão seria a luta pela sobrevivência.
O filme segue toda a cartilha de produções da categoria para impulsionar o público. A qualidade do CGI para a execução do leão é extremamente satisfatória. A má qualidade do protagonista do longa poderia comprometer a diegese fílmica (espaço ilusório entre o espectador e a tela que o permite ficar imerso no que assiste). Ao assistir um leão que parece real colocando a vida dos personagens humanos em risco, o público mantém esta imersão se entregando ao conteúdo fílmico.
Este A Fera de 2022 é uma película necessária para fazer a indústria cinematográfica girar. Um filme honesto que entrega ao que se propôs. Tensão e entretenimento.
Onde assistir ao filme A Fera (2022), com Idris Elba?
A saber, A Fera estreou nesta quinta-feira, 11 de agosto de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer de A Fera (2022), filme com Idris Elba
A Fera (2022): elenco do filme
- Idris Elba
- Sharlto Copley
- Iyana Halley
Ficha Técnica de A Fera, filme de 2022
- Título original: Beast
- Direção: Baltasar Kormákur
- Roteiro: Ryan Engle, Jaime Primak Sullivan
- Duração: 93 minutos
- País: Estados Unidos
- Gênero: suspense
- Ano: 2022
- Classificação: 14 anos