A Filha do Palhaço - Crítica do Filme 2022

Estreia nos cinemas em 30 de maio - Foto: Divulgação/Embaúba Filmes

A Filha do Palhaço é uma grande história mundana de amor e compaixão

Bruno Oliveira

A Filha do Palhaço chega ao circuito normal de cinema após participar de vários festivais por aí e ter ganho alguns prêmios. Entre os festivais temos a 26ª Mostra de Tiradentes, 9ª Mostra de Cinema de Gostoso, Fetival Satyricine Bijou, Festival For Rainbow e 32º Cine Ceará. Todos no âmbito nacional. Em sua direção temos Pedro Diogenes (Inferninho e Pajeú) que consegue extrair cenas simples e emocionais com facilidade, e como protagonistas temos a jovem Sutter Lis e Demick Lopes (Praia do Futuro) que juntos criam uma excelente dinâmica entre filha e pai.

Leia mais:

Sinopse do filme A Filha do Palhaço

Joana (Sutter Lis) é uma adolescente de 14 anos que vai passar um tempo na casa do pai, Renato (Demick Lopes), um comediante que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza, interpretando a personagem Silvanelly. A verdade é que eles mal se conhecem e o convívio a princípio não é fácil. Conforme os dias vão passando, vão vivendo novas experiências que os unem de forma emocional e que os fazem entender que nem tudo acontece da forma como queremos. Esse convívio transformará a vida deles para sempre.

Uma bela obra nacional

Esse filme é uma das melhores obras nacionais desse ano. Ele não ostenta uma pompa de algo grande, não me parece ter pretensão de voo mais altos, mas ele tem uma sensibilidade e delicadeza raras nesses dias para descrever um bom cinema. Se prende a história e esquece do requinte. Ele é básico e ainda assim consegue nos oferecer com muita qualidade uma linda história entre pai e filha sem ser piegas e sem ser tão óbvia assim. Ainda temos direito a uma pequena reviravolta que mexe com o status quo dos personagens já chegando no seu final.

A Filha do Palhaço - Crítica do Filme 2022

Estreia nos cinemas em 30 de maio – Foto: Divulgação/Embaúba Filmes

Decisões egoístas, mas que precisavam ser feitas

Por mais que você tenha os melhores motivos do mundo, abandonar sua filha nunca será visto com bons olhos. A falta de intimidade entre os dois fica nítida desde o primeiro contato. Percebe-se o amor, mas ele vem sem um carinho costumeiro. Se tratam mais como amigos do que como pai e filha realmente. Aos poucos, vamos entendendo a vida de Renato e porque ele tomou a decisão que tomou que certamente não foi fácil para ninguém. Passar por tais dilemas fez ele escolher uma vida da qual Joana não poderia fazer parte. Isso é cruel e egoísta ao mesmo tempo que conseguimos entender sua decisão final.

Errar é humano, se redimir também

Esse longa acaba contemplando o perdão e mostra que algumas pessoas e situações a fazem merecer uma segunda chance. As vezes, ter outra oportunidade é tudo o que precisam e elas vão agarrar essa chance com unhas e dentes. Errar é humano e tentar se redimir também. Os caminhos trilhados nem sempre são os mais fáceis e vai precisar batalhar muito para conseguir a chance merecida novamente. Agora, é não vacilar feio de novo que as coisas irão dar certo a seu tempo, mesmo que em condições bem diferentes.

Conclusão

Fico triste em saber que poucas pessoas assistirãoA Filha do Palhaço. Certamente entrará em um circuito pequeno e só quem está ligado irá vê-lo. E cá entre nós, são poucos. Em uma tentativa desesperada faço um apelo para que seja visto. É uma grande história mundana de amor e compaixão criada da forma mais simples possível. O público mais conservador poderá torcer o nariz para ele, mas quem está aberto a diversidade provavelmente conseguirá curti-lo da forma certa.

Onde assistir o filme A Filha do Palhaço

A Filha do Palhaço estreia nos cinemas em 30 de maio

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme A Filha do Palhaço

Elenco do filme A Filha do Palhaço

Demick Lopes

Sutter Lis

Jesuíta Barbosa

Jupyra Carvalho

Mateus Honori

Ana Luiza Rios

Ficha Técnica

Título original: A Filha do Palhaço

Direção: Pedro Diogenes

Roteiro: Pedro Diogenes, Michelline Helena, Amanda Pontes

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 30 de maio de 2024

Duração: 104 minutos

País: Brasil

Gênero: Drama

Ano: 2022

Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: