Leia a nossa critica do filme A Freira 2 (2023) - Ultraverso

Filme está em cartaz nos cinemas. Foto: Divulgação / Warner Bros. Pictures

A Freira 2 vale pelos sustos, mas roteiro e direção decepcionam

Bruno Oliveira

A nossa querida (ou não) Freira Valak apareceu pela primeira vez em Invocação do Mal (2016) e fez um enorme sucesso. Lembro de ver o filme e ficar com um medo real só pela sua presença em tela e pela direção sempre inspirada de James Wan. Logo, tiveram a ideia de dar um filme solo para a personagem que surgiu em 2018 como A Freira, mas a verdade é que esse longa não foi tão bom quanto todos nós esperávamos. Dessa maneira, 5 anos se passaram e mais uma chance está sendo dada para a personagem em A Freira 2. A verdade é que Wan, que agora só produz, faz uma falta gigante na direção de sua própria criação.

Leia mais:

Passaram-se 4 anos dos acontecimentos de A Freira, e um novo mal parece surgir pela Europa. Vários padres e freiras começam a aparecer mortos de forma violenta e sem muitas explicações. A Alta Cúpula Católica começa a achar que o demônio Valak está de volta e pede para a Irmã Irene (Taissa Farmiga) investigar. Ela é a única pessoa que já enfrentou esse mal e que tem experiência no assunto. As pistas levam até um internato que aos poucos será revelado que uma grande relíquia católica está guardada em tal lugar.

Leia a nossa critica do filme A Freira 2 (2023) - Ultraverso

Sem carinho e sem alma. Foto: Divulgação / Warner Bros. Pictures

Sem carinho e sem alma

Vamos direto ao que interessa, e com isso digo que ele é mais uma obra que não consegue fazer jus a personagem assustadora que conhecemos lá atrás. O seu roteiro burocrático olhando o manual de filmes de terror do gênero não brilha em nenhum momento sequer. Não apenas isso, ele simplesmente não possui nem aquela cena set pieces que te faz pensar que pelo menos valeu por algo. É tudo mostrado com pouco entusiamo e a impressão que fizeram ele apenas para ganhar dinheiro é clara. Não é visto nenhum esforço para que ele seja algo minimamente ok. Sem carinho e sem alma.

Ele chega a melhorar no seu ato final quando começa o famoso “pega pra capar”. Muita correria, muita gritaria, mas pouca efetividade e pouco engajamento com o público. Os sustos estão presentes o tempo todo, mas já faz tempo que esse artifício já não é o suficiente para agradar no geral. Falta o medo e você já sabe que após um alívio o maldito susto vem. Dessa maneira, é muito triste dizer isso, mas nada dele parece ser realmente aproveitado e convertido como ponto positivo.

Leia a nossa critica do filme A Freira 2 (2023) - Ultraverso

Tudo engessado e feito tudo às pressas. Foto: Divulgação / Warner Bros. Pictures

Direção fraca

Além de tudo ser fraco, é preciso comentar sobre a direção de Michael Chaves que acho extremamente fraca e pouco inspirada. Ele já foi responsável por A Maldição da Chorona (2019) e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, e cá entre nós, não brilhou em nenhuma dessas produções. Ele não consegue ser minimamente inventivo para criar uma cena com impacto. Eu não gosto do primeiro A Freira, mas tem uma cena em que a câmera gira que acho simplesmente sensacional. Aqui, é tudo engessado e feito tudo às pressas para acabar logo.

Taissa Farmiga e Storm Reid

Taissa Farmiga (Terror nos Bastidores) reprisa o protagonismo e não brilha. Acho que ela só está aqui para traçar um elo com a atriz Vera Farmiga, que é sua irmã na vida real e que estrelou todos os ‘Invocação do Mal’. A atriz Storm Reid (Euphoria) é inserida na história para ajudar a Irmã Irene. Ela é uma freira que não possui muita fé e que não sabe direito o que está fazendo ali. Essa poderia ser uma boa história para ser explorada pelo roteiro e acabou não sendo. No final, é só rezar que passa.

Leia a nossa critica do filme A Freira 2 (2023) - Ultraverso

Filme está em cartaz nos cinemas. Foto: Divulgação / Warner Bros. Pictures

Conclusão

Portanto, é com tristeza no coração que digo que A Freira 2 não é bom e só de pensar no potencial dele me deixa mais desanimado ainda. Em vez de focar em um terror que desse realmente medo, eles exploram um lore da personagem que parece não importar muito para o público. Pra quem só gosta de sustos, vale a pena, quem quer algo a mais, esqueça. No entanto, um carinho no roteiro e esmero na direção melhorariam o filme, mas tudo só me pareceu muito preguiçoso mesmo.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme A Freira 2 

Ficha Técnica do filme A Freira 2

Título original: The Nun 2

Direção: Michael Chaves

Roteiro: Ian Goldberg, Richard Nain e Akela Cooper

Elenco: Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Storm Reid, Anna Popplewell, Bonnie Aarons, Katelyn Rose Downey, Suzanne Bertish

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 07 de setembro de 2023

Duração: 110 minutos

País: Reino Unido e EUA

Gênero: Terror, Suspense

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: