‘A Ilha de Bergman’ vale pela homenagem ao grande cineasta
Wilson Spiler
Escrito e dirigido pela francesa Mia Hansen-Løve, A Ilha de Bergman (Bergman Island) é uma declaração de amor ao cinema, em especial do cultuado diretor sueco que dá nome ao filme. Ingmar Bergman, que nos deixou em 2007, foi responsável por clássicos como O Sétimo Selo, Cenas de um Casamento e Morangos Silvestres, por exemplo.
No filme, Chris (Vicky Krieps) e Tony (Tim Roth) são um casal de cineastas que viaja até a ilha de Fårö, onde, de fato, viveu e morreu o cineasta Ingmar Bergman. O lugar é marcado pela obra do diretor. Enquanto seu marido já é um cineasta estabelecido e fã do sueco, a mulher enfrenta uma crise criativa em busca de sua própria voz como uma cineasta. Ela acaba tendo a ideia para um filme sobre uma jovem que viaja para um casamento numa ilha e reencontra seu antigo namorado.
-
‘Amor com Fetiche’ é mais cativante do que muita produção americana
-
‘Kimi: Alguém Está Escutando’ traz um Soderbergh em má forma
Bebendo da fonte
Em A Ilha de Bergman, os amantes do cinema clássico vão adorar as diversas referências ao diretor que inspira o filme. Só o simples fato de ser gravado na casa onde o cineasta viveu e abrigou diversas de suas obras, já vale uma olhada dos apaixonados pela sétima arte.
O longa, no entanto, tem esse pecado de ser realizado para um nicho específico e não apresentar a obra de Bergman para uma nova geração. Era obrigação dele? Óbvio que não, mas certamente foi um desperdício de oportunidade de abraçar um público maior.
No entanto, a diretora Mia Hansen-Løve bebe da fonte inspiradora sem pudor. Com uma narrativa lenta, destrinchando a relação de forma exageradamente paciente, A Ilha de Bergman possui um texto conciso, embora nada magistral, e boas atuações, mas pode causar um certo cansaço durante sua projeção.
Portanto, trata-se de um filme cheio de altos e baixos, onde talvez os pontos altos sejam sua fotografia de tirar o fôlego e a lembrança bem viva de um cineasta que marcou época.
Onde assistir ao filme A Ilha de Bergman?
A saber, o filme A Ilha de Bergman estreia exclusivamente nos cinemas no dia 24 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme A Ilha de Bergman
A Ilha de Bergman: elenco do filme
Vicky Krieps
Tim Roth
Mia Wasikowska
Anders Danielsen Lie
Hampus Nordenson
Ficha Técnica
Título original do filme: Bergman Island
Direção: Mia Hansen-Løve
Roteiro: Mia Hansen-Løve
Duração: 112 minutos
País: França, Bélgica, Alemanha, Suécia e México
Gênero: drama
Classificação: 10 anos