A Jornada de Vivo Netflix crítica de filme

‘A Jornada de Vivo’ pelo amor verdadeiro

Wilson Spiler

Em mais uma animação da parceria entre Sony Pictures e Netflix, chega ao catálogo da gigante do streaming, nesta sexta-feira (6), o filme A Jornada de Vivo (Vivo). Embora Kirk DeMicco (Os Croods 2: Uma Nova Era) seja experiente como roteirista; assim como Brandon Jeffords (A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas) seja um mestre do storyboard; na direção, está é apenas a terceira incursão de DeMicco e a estreia de Jeffords na direção. E podemos dizer que a dupla se saiu muito bem.

O roteiro de DeMicco, co-escrito com Quiara Alegría Hudes (Em um Bairro de Nova York), experiente em musicais, é uma deliciosa aula de história da música cubana e um divertido passatempo para os espectadores.

História de A Jornada de Vivo

A Jornada de Vivo conta a história de Vivo (Lin-Manuel Miranda), um kinkajou, conhecido como jupará, que passa seus dias tocando música para o público em Havana, capital de Cuba, com seu amigo Andrés (Juan de Marcos González). Apesar de não falarem a mesma língua, Vivo e Andrés são uma dupla perfeita por conta de seu amor pela música.

Contudo, uma tragédia se abate logo após Andrés receber uma carta da famosa Marta Sandoval (dublada por ninguém menos que Gloria Estefan), convidando-o a seu show de despedida em Miami. Assim, Vivo se vê responsável por entregar uma mensagem que seu querido dono nunca conseguiu: uma carta de amor de Andrés para Marta no formato de uma canção. Mas, para chegar em Miami, nosso amigo vai precisar da ajuda de Gabi (Ynairaly Simo), uma adolescente doidinha, mas apaixonada por animais.

[youtube v=”MVqaOi0RtfI”]

Vale a pena assistir?

A experiência musical em animações não vem de hoje. Recentemente tivemos o excepcional Soul, da Pixar, agraciado com o Oscar 2021 de Melhor Animação, que homenageia o Jazz. Mais atrás um pouquinho, podemos lembrar de Viva – A Vida é uma Festa, uma ode à música mexicana. Mas seria injusto resumir A Jornada de Vivo, da Netflix, como apenas mais um filme sobre o assunto. Porque não é.

A jornada pela qual Vivo passa é mais do que isso. É uma celebração ao amor e à amizade. Tudo no filme gira em torno do carinho pelo próximo e traz lições importantes de altruísmo e companheirismo em tempos onde vivemos tão distantes e preocupados apenas com nós mesmos.

A Jornada de Vivo crítica de filme Netflix

Artistas cubanos e latinos

Além disso, mesmo sendo uma produção norte-americana, onde, quem se informa um pouco, sabe das conturbadas relações com Cuba, respeita de forma honesta os artistas da ilha. Afinal, traz nomes como Juan de Marcos González e Gloria Estefan, dois nomes cubanos, para interpretar alguns dos protagonistas. Outros artistas, embora não sejam locais, são latinos, como a dominicana Ynairaly Simo e o porto-riquenho Lin-Manuel Miranda, que vivem Gabi e Vivo, respectivamente.

É uma delícia ver tanta gente talentosa num só espaço interpretando canções deliciosas que prometem ficar na boca das crianças e fazer com que os pais cantem junto com seus filhos. No entanto, A Jornada de Vivo mostra que, acima de tudo, somos um só. E quando o amor prevalece, a banda toca no ritmo certo.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme A Jornada de Vivo

[youtube v=”nJvfp2njodk”]

Elenco de A Jornada de Vivo (Netflix)

Lin-Manuel Miranda
Ynairaly Simo
Zoe Saldana
Juan de Marcos González
Michael Rooker
Brian Tyree Henry
Nicole Byer
Gloria Estefan

Ficha Técnica

Título original do filme: Vivo
Direção:
Kirk DeMicco, Brandon Jeffords
Roteiro: Kirk DeMicco, Quiara Alegría Hudes
Data de estreia: sex, 06/08/21
Onde assistir ao filme ‘A Jornada de Vivo’: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Duração: 82 min
Ano de produção: 2021
Classificação: livre

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN