‘A Lavanderia’ (Netflix) | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Papéis e Ilhas.
“Isso é a vida de adulto. Bem-vinda. É cheia de decepções e negociações.”
Depois de ouvir a frase acima do pai (Nonso Anozie) ao tentar suborná-la para ficar em silêncio sobre o caso com sua colega de quarto, a filha indignada (Jessica Allain) recapitula a vida de regalias que teve até então e aceita os títulos ao portador de uma empresa avaliada em US$ 20 milhões para, logo depois, descobrir que tinha um caixa quase zerado.
Leia mais:
– ‘FLORESTA DE SANGUE’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘FRATURA’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘EL CAMINO’: BREAKING BAD PRECISAVA MESMO DE UMA SEQUÊNCIA?
Panamá Papers
É com esse singelo choque de realidade que o diretor Steven Soderbergh usa o roteiro de Scott Z. Burns, bem como o livro de Jake Bernstein (Na Rota da Corrupção), para nos mostrar o escândalo dos Panamá Papers, que foi o vazamento e investigação sobre o uso de empresas de fachada em paraísos fiscais que correu o mundo em 2016, na pele de quem as utilizava ou sentiu seu impacto em A Lavanderia (The Laundromat).
Como a Sra. Ellen Martin, personagem de Meryl Streep que perde o marido em um acidente de barco e descobre uma fraude praticada pela seguradora. Não se contentando com a prisão do laranja e contador de vida dupla de Jeffrey Wright, ela segue em frente até topar com o famoso escritório de advocacia Mossack & Fonseca.
Interpretados por um velhaco Gary Oldman e um cínico Antonio Banderas, os advogados quebram a quarta parede em A Lavanderia para narrar ao espectador como a troca de bens via escambo foi substituída pelo dinheiro até o advento do crédito para facilitar a vida de todos. Só que num mundo em que diretores de milhares de empresas seguem sua vida sacolejando em um ônibus velho de volta para casa.
Belos trabalhos de fotografia e montagem
Aliás, o diretor de A Lavanderia ainda aproveitou a chance de provocar usando pseudônimos para encobrir seus belos trabalhos de fotografia e montagem nos quais Banderas e Oldman vão do quente deserto pré-histórico à fria boate em tons violeta sem cortes aparentes. E, de fato, só alguém com a cara de pau de reconhecer que não é muito diferente dos figurões da obra para juntar um elenco estrelado como esse em um filme pequeno, porém cheio de conteúdo.
Mas, como resultado dos intensos vazamentos e escândalos que vêm surgindo, Soderbergh sabe que não adianta tentar livrar a cara colocando a culpa nos outros. Isso porque as decepções sempre se sucederão. Assim como as negociações. Em suma, no mundo dos adultos, você ganha até que perca para, talvez, poder voltar ao jogo. Inclusive uma velha conhecida dos brasileiros citada no final.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: The Laundromat
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns
Elenco: Meryl Streep, Gary Oldman, Antonio Banderas, Jeffrey Wright, Robert Patrick, David Schwimmer, Sharon Stone
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 96 minutos
Classificação: 16 anos