A Lenda de Shahmaran crítica da série da Netflix 2023

Foto: Netflix / Divulgação

‘A Lenda de Shahmaran’ ou o ‘Crepúsculo’ das serpentes

Wilson Spiler

Fantasia, sobrenatural, romance, aventura e um pouco de erotismo: tudo o que o público da Netflix gosta está reunido em A Lenda de Shahmaran (Shahmaran), nova série turca que aportou recentemente no catálogo do streaming e que vem fazendo bastante sucesso no serviço.

Na trama, Sahsu (Serenay Sarikaya) está determinada a confrontar seu avô, que deixou sua mãe anos atrás em Adana, onde ela conseguiu um emprego como professora universitária. Nesta jornada, ela se encontra no meio de uma comunidade incomum e misteriosa chamada Mar, descendente de Shahmaran.

Acreditando na lenda de Shahmaran, um dos maiores símbolos de amor e sabedoria, a raça Mar aguarda a conclusão da profecia histórica com a chegada de Sahsu. Nada será o mesmo novamente quando o caminho da jovem se cruzar com o de Maran (Serenay Sarikaya), tido como ‘o escolhido’ da profecia.

Leia também:

‘Todo Dia a Mesma Noite’: série sobre o incêndio da Boate Kiss mostra como a impunidade ainda reina no Brasil

‘Presidente por Acidente’ é uma grata surpresa da Netflix

‘Guerreiras’ é um importante documento histórico, mas peca pelo exagero

A Lenda de Shahmaran existe mesmo?

A Lenda de Shahmaran é inspirada em uma antiga lenda do folclore turco. Na mitologia persa (e de outras regiões do Oriente Médio), Shahmaran é uma criatura folclórica conhecida como “Rainha das Serpentes” ou “Serpente de Fogo”.

De acordo com a profecia, a criatura, descrita como “metade mulher e metade serpente” tem visual relativamente parecido com o da Echidna e da Lamia, na mitologia grega, e possui grande sabedoria e o poder de curar feridas e garantir imortalidade para quem a captura. Reza a lenda que Shahmaran vai se revelar para o mundo um dia iniciando uma nova era de paz e harmonia.

Outros simbolismos de Shahmaran: comunidade LGBTQIA+ e música

Shahmaran também encontra um importante significado social, principalmente nos países do Oriente Médio. Isso porque, desde 2016, a comunidade LGBTQIA+ da Turquia (e de outros países do Oriente Médio) utiliza o ícone da criatura como símbolo de apoio. A imagem também é utilizada para simbolizar a força das mulheres curdas – especificamente nas obras das artistas Zehra Dogan e Canan Senol.

Além disso, a cantora Sevdaliza (que fez shows no Brasil em 2022), de origem iraniana, também tem uma canção chamada “Shahmaran” em seu álbum de estreia, o ISON.

E a série? É boa?

Como dito anteriormente, A Lenda de Shahmaran reúne diversas características que certamente vão agradar aos fãs do gênero na Netflix. O que não quer dizer que, tecnicamente, ela seja dotada de grandes qualidades.

A produção lembra – em partes – a saga “Crepúsculo”. Afinal, são duas famílias rivais que lutam pelo ‘amor’ de uma bela garota. Entretanto, diferentemente da produção vampiresca, aqui estamos lidando com serpentes e o inimigo não pertence à outra espécie, como no caso de Jacob, que é um lobisomem. Tirando essas diferenças, toda a estrutura de roteiro é bem semelhante, com os jovens enganando a jovem moça, que, em tese, é humana, não sabe no que está se metendo e se transforma para viver o grande amor da sua vida.

Ainda citando “Crepúsculo”, assim como na saga cinematográfica, A Lenda de Shahmaran sofre com efeitos especiais questionáveis (para dizer o mínimo), o que pode ser fruto, claro, de um orçamento mais baixo do que as produções hollywoodianas, e atuações não tão convicentens.

Tirando isso, a obra da Netflix cria um novo mundo fantástico até interessante e consegue fisgar o espectador mais curioso, que quer saber como tudo vai se desenrolar. Não o suficiente para tornar-se uma obra memorável, mas o bastante para entreter os espectadores.

A Lenda de Shahmaran terá segunda temporada?

Embora ainda não tenha sido renovada oficialmente, A Lenda de Shahmaran provavelmente terá uma segunda temporada. Afinal, o desfecho dá brechas para novas histórias e continuidade. Além disso, o sucesso entre os assinantes deve ser um peso considerável para uma sequência. A aguardar os próximos passos da Netflix.

Onde assistir à série A Lenda de Shahmaran?

A saber, A Lenda de Shahmaran estreou em 20 de janeiro de 2023 no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da série A Lenda de Shahmaran, da Netflix

A Lenda de Shahmaran – elenco da série da Netflix

Serenay Sarıkaya

Burak Deniz

Mustafa Uğurlu

A Lenda de Shahmaran, da Netflix

Título original da série: Shahmaran

Temporada: 1

Episódios: 8

Duração: de 44 a 60 minutos

Direção: Umur Turagay, Bertan Basaran

Roteiro: Pinar Bulut

País: Turquia

Gênero: aventura, drama, fantasia

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: