Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

‘A Morte do Demônio: A Ascensão’ é um dos melhores filmes de terror do ano

Bruno Oliveira

A franquia ‘A Morte do Demônio’ teve seu início em 1981 com o cultuado ‘Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio’, dirigido e escrito por Sam Raimi. Embora fosse assustador para a época, o seu tom trash ao extremo nos deu também um tom de comédia que ao assistir esse filme hoje em dia só nos resta dar umas boas risadas. Ele teve algumas continuações que aumentavam o tom trash e de comédia ao mesmo tempo. Em 2013, tivemos um remake chamado apenas ‘A Morte do Demônio’, dirigido e escrito por Fede Alavarez que foi realmente assustador e muito bem readaptado para os tempos modernos, e que eu fortemente recomendo.

Agora em 2023, somos agraciados com uma história da franquia que não tem nenhuma ligação com nenhum dos filmes anteriores. Não importa se já viu algum ou não, ‘A Morte do Demônio: A Ascensão’ nos traz uma história assustadora completamente nova que vai fazer até os mais experientes com filmes de terror se arrepiarem, enojarem e vibrarem com certos momentos vistos em tela.

Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Sinopse

Beth (Lily Sullivan) e Ellie (Alyssa Sutherland) são duas irmãs que se encontram um pouco separadas devido a suas vidas. Quando Beth vai visitar sua irmã e seus três sobrinhos, ocorre um terremoto que revela um buraco com segredos enterrados debaixo do prédio onde moram. Nele, descobrem um livro demoníaco que, sem saberem, irá liberar os piores demônios já vistos. Quando um dos demônios domina o corpo de Ellie, o pesadelo começa e agora eles terão a pior noite de suas vidas.

Assustador e empolgante

Esse é um filme que consegue te deixar tenso do início ao fim. Logo em seu início de metragem, já conseguimos sentir o gostinho do que teremos pelos próximos 96 minutos de projeção. Se já sentiu um certo nervoso, não sabe ainda o que está esperando. Após essa cena inicial, conhecemos os reais protagonistas e, de certa forma, já nos apegamos a eles. Por mais que eu soubesse o que me esperava, ainda foi difícil ver essa família se despedaçar aos poucos devido a um erro idiota.

Lógico que terão os durões que dirão que esse filme não é nem um pouco assustador, mas na minha opinião, ele é sim. Ele consegue mostrar um demônio tão ruim que nos faz ficar mal com tudo o que vemos. Além disso, algumas cenas são bem perturbadoras a ponto de você não conseguir olhar diretamente para a tela. O que deixa esse filme realmente bom é que ele vai numa crescente de terror que só te faz desejar que acabe logo. Não por ser ruim, mas por não estar mais aguentando o horror que não nos deixa respirar.

Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Humor bem dosado

A comédia se faz presente em alguns pequenos pontos e isso por pouco não me tira do filme. Teve um momento que gargalhei e senti que não precisava disso. Entendo que de certa forma isso está no cerne da franquia, mas esse detalhe tira o clima de horror que estavam criando e poderia levar tudo por água a baixo.

Um dos pontos altos dele é o perigo iminente que faz com que temamos por nossos protagonistas o tempo todo. Ninguém está a salvo aqui e essa crescente de tensão junto com o fato de que os demônios parecem ser invencíveis nos faz pensar que o final não será bonito. O seu clímax é excelente, é trash, tem sangue para tudo o que é lado e ainda conseguem fazer uma alusão a ‘Aliens: O Resgate’ (1986) que me fez sorrir de orelha a orelha e quase bater palmas no cinema.

Conclusão

‘A Morte do Demônio: A Ascensão’, junto com ‘Pearl’, são os melhores filmes de terror do ano até aqui. Era disso que eu estava precisando: me sentir incomodado e ao mesmo tempo empolgado com uma obra do gênero. A minha maior recomendação é que ele seja visto em uma telona de cinema. Todas as sensações serão melhores sentidas dessa forma e a experiência conseguirá ser completa. Desde já, espero continuações que seja minimamente nesse nível.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer – A Morte do Demônio: A Ascensão

Ficha Técnica

Título original: Evil Dead Rise
Direção e roteiro: Lee Cronin
Elenco: Lily Sullivan, Alyssa Sutherland, Gabrielle Echols, Morgan Davies, Nell Fisher, Billy Reynolds-McCarthy, Tai Wano, Jayden Daniels, Mark Mitchinson
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: 20 de abril de 2023
Duração: 96 minutos
País: Nova Zelândia, Estados Unidos da América e Irlanda
Gênero: Terror
Ano: 2023
Classificação: 18 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: