A Teoria dos Vidros Quebrados critica do filme 2021

Foto: Okna / Divulgação

‘A Teoria dos Vidros Quebrados’ demora a engatar, mas tem desfecho satisfatório

Ana Teresa Guida

O novo filme do diretor Diego “Parker” Fernández, uma coprodução entre Argentina, Brasil e Uruguai, A Teoria dos Vidros Quebrados (La Teoría de los Vidrios Rotos) é um longa que reúne mistério e comédia. Baseado levemente em fatos reais, a trama surpreende por ser diferente de outros filmes de mistério e se afastar deles ao escolher não se manter fiel as características mais tradicionais do gênero.

O enredo segue Claudio Tapia (Martín Slipak), um funcionário de uma companhia de seguros que é escolhido para assumir o escritório em uma pequena cidade na fronteira, Região 15. Logo em sua primeira visita, ele se surpreende com uma série de carros incendiados. Por isso, a cidade que ele julgava ser pacata, logo se mostra um grande problema. Além de lidar com os atentados aos carros, Tapia precisa aprender a enfrentar os moradores da cidade que passam a assedia-lo em busca do dinheiro do seguro de seus automóveis.

Leia também:

‘Marighella’ leva principal prêmio do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022: confira todos os vencedores

‘Papai é Pop’ chama a atenção para a importância do papel da paternidade

‘Pacificado’ e as diferentes realidades de cada um

Fuga do tradicional

Fugindo totalmente das histórias tradicionais de mistério, A Teoria dos Vidros Quebrados não se tem um detetive ou policial que está preocupado em solucionar o caso. No lugar, há o perito da empresa de seguros que está determinado a encontrar um modo de não ter que pagar todas as apólices dos carros queimados. Outra diferença marcante é a revelação imediata dos culpados pelo crime: três adolescentes que aparecem quase como um detalhe, durante todo o filme. O mistério fica por conta do motivo pelos atentados e das coisas curiosas que Tapia se depara em sua estadia pela cidade.

A “solução” do mistério e como ela é encontrada é interessante e criativa. Caso o gênero do filme permanecesse mais no mistério e fosse mais para o suspense, ele seria bem mais interessante. A comédia que a obra tenta ter não é a das melhores, não tem bom timing nem boas piadas. O tom irônico dos personagens não funciona e cada momento que deveria ser voltado para a comédia parece amador e fraco.

Tom filosófico

No começo, quando A Teoria dos Vidros Quebrados apenas é um emaranhado de perguntas sem respostas, interações constrangedoras entre Tapia e os moradores locais, assim como cenas que parecem não ter relação com o resto do enredo, o roteiro parece perdido demais. Mas durante o terceiro ato, o tom filosófico do longa é apresentado de forma muito interessante, principalmente quando o experimento que dá nome ao filme é explicado e tudo começa a fazer mais sentido.

A Teoria dos Vidros Quebrados é um filme que demora para pegar ritmo e para envolver o espectador, mas que sabe ser diferente e interessante suficientemente para atrair espectadores. Deixado de lado o humor, que não é o forte do longa, e colocando o mistério que a trama traz como destaque, a trama fica interessante e o seu desfecho é satisfatório.

Onde assistir ao filme A Teoria dos Vidros Quebrados  (2021)

A saber, A Teoria dos Vidros Quebrados estreia nesta quinta-feira, 18 de agosto de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme A Teoria dos Vidros Quebrados (2021)

A Teoria dos Vidros Quebrados (2021): elenco do filme

  • Martin Slipak
  • Roberto Birindelli
  • Jenny Galván
  • Guillermo Arengo
  • Christian Font

Ficha Técnica do filme A Teoria dos Vidros Quebrados (2021)

  • Título original do filme: La Teoría de los Vidrios Rotos
  • Direção: Diego Fernández
  • Roteiro: Diego Fernández, Rodolfo Santullo
  • Duração: 80 minutos
  • País: Brasil, Uruguai, Argentina
  • Gênero: comédia
  • Ano: 2021
  • Classificação: a definir

Ana Teresa Guida

Jornalista, grande entusiasta do MCU. Buscando seu lugar no mundo com a ajuda do cinema e da cultura pop.
0

Créditos Galáticos: