A Verdadeira História do Roubo do Século crítica do filme documentário da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘A Verdadeira História do Roubo do Século’ conta a incrível história de um assalto a banco

Bruno Oliveira

O filme A Verdadeira História do Roubo do Século (Los Ladrones: La Verdadera Historia del Robo del Siglo) se trata de um documentário sobre um real assalto ao banco na Argentina. A história é tão espetacular que poderia ser um filme romanceado. Ele possui todos os pontos clássicos de um belo roteiro cinematográfico: bons personagens, um ótimo plano de assalto e um desfecho plausível com que a história se propõe. De cara, já posso dizer que é uma ótima obra para ser vista e se prepare para ficar curioso com esse plano espetacular.

Sinopse

Em 2006, a Argentina sofreu o maior assalto a banco da sua história. Um plano perfeito colocado em prática foi capaz de enganar 23 reféns, 300 policias e a mídia argentina por um bom tempo. Nesse documentário, contamos com os depoimentos de todos os envolvidos no golpe que esmiúçam em detalhes como toda essa tramoia traçada.

Leia também:

‘Marighella’ leva principal prêmio do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022: confira todos os vencedores

‘Ted Bundy: A Confissão Final’ vale pela curiosidade sobre o serial killer

‘Treze Vidas – O Resgate’: a história de uma tragédia que acabou de forma heroica

Ótima produção e boa história

O primeiro ponto que devo destacar em A Verdadeira História do Roubo do Século é a produção realizada em cima do filme. Parece um ponto bobo para ser comentado em um documentário, pois esse não é um grande fato determinante para ele ser bom ou não, mas isso alavanca a história contada. O cenário onde cada depoimento é feito, juntamente com reproduções com os próprios envolvidos, acabam dando um toque a mais. Visualmente falando, fica muito mais palatável e nos deixa mais imersos na trama.

O segundo ponto é a excentricidade do nosso “protagonista”. A pessoa que teve a ideia do roubo e como ele quis transformar todo esse espetáculo em arte. Poderia dizer que o personagem é uma pessoa estranha, mas que nutre uma certa genialidade em seu âmago. A forma como ele vai contando o plano é um caso à parte. Tudo do que se trata dele é interessante e, em certos momentos, seu jeito chega a ser hilário. Eu não sei se o homem realmente é assim ou se é uma persona que criou. De qualquer forma, é a alma desse documentário.

Falar mais profundamente sobre A Verdadeira História do Roubo do Século significaria dar spoilers, portanto, é melhor evitar mais detalhes. O plano colocado em prática é muito bom e todo o teatro que tiveram que fazer transforma o crime realmente como o roubo do século. Mas não serei eu quem vai julgar esse tipo de hipérbole. Pode ser que tenham golpes mais elaborados e mais inteligentes por aí, mas essa alcunha é dada no documentário e não posso negá-la. A cara de pau de cada um dos envolvidos é grande, ainda assim, é impossível não simpatizar com eles.

Conclusão

Eu sou a pessoa que sempre peço para ver documentários, sejam eles bons ou ruins. Sempre acho que tem algo para ser salvo. Nesse caso, nem preciso ir muito longe. Assistir A Verdadeira História do Roubo do Século se torna quase que uma obrigação para alguém que busca por materiais novos e bons. O filme também pode ser colocado na categoria de “true crime”, só não fala sobre mortes, assassinatos e de nenhum serial killer. Acaba que a história é mais leve do que poderíamos imaginar.

Onde assistir ao documentário A Verdadeira História do Roubo do Século (2022)?

A saber, A Verdadeira História do Roubo do Século já está disponível para todos os assinantes da Netflix. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do documentário A Verdadeira História do Roubo do Século (2022), da Netflix?

https://www.youtube.com/watch?v=aA_XHW9PPHM

Ficha Técnica: A Verdadeira História do Roubo do Século (2022), da Netflix

  • Título original do filme: Los Ladrones: La Verdadera Historia Del Robo Del Siglo
  • Direção: Matias Gueilburt
  • Duração: 109 minutos
  • País: Argentina
  • Gênero: documentário policial
  • Ano: 2022
  • Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: