‘Abraço de Mãe’ | terror brasileiro é curioso e irregular
Bruno Oliveira
Você conhece ou já ouviu falar em horror cósmico? Ele também pode ser conhecido como horror lovecraftiano, nome oriundo do autor norte-americano H. P. Lovecraft. Esse subgênero do terror e ficção científica visa nos colocar em um tipo de lugar desconhecido e incompreensível onde o ser humano é insignificante. O menor contato de um humano com as criaturas desse horror beiram a insanidade ou eles viram devotos de tal criatura. Posso completar dizendo que pode ser bem abstrato e como alguns exemplos temos O Farol (2019) e O Nevoeiro (2007). Abraço de Mãe está englobado nesse gênero. Todas essas características estão presentes nesse longa que aportou há pouco na Netflix.
Sinopse
Em fevereiro de 1996, durante um dos temporais mais impiedosos que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, uma equipe dos bombeiros recebe um chamado para evacuar um asilo com risco de desabamento. Ana (Marjorie Estiano), uma jovem bombeira afastada após sofrer um ataque de pânico em uma operação, se vê retornando à sua antiga equipe de resgate. Ao chegarem ao local, os bombeiros descobrem que os misteriosos moradores do asilo têm outros planos com a chegada da chuva. Ana terá que enfrentar seu próprio passado para sobreviver e salvar os outros antes que seja tarde demais.
LEIA TAMBÉM:
- ‘Wicked’ é um musical simplesmente incrível
- ‘Gladiador 2’ é o filme que não pedimos, mas merecíamos
- CCXP24: ‘O Auto da Compadecida 2’ será exibido em painel da H2O Films
A nova safra do terror nacional
Filmes de terror nacionais não são tão corriqueiros. Existem, mas não são tão difundidos por aí. Nesse final de ano posso dizer que a safra vem forte. Temos Abraço de Mãe que fez sucesso no Festival do Rio e ainda temos A Herança (2024) e Continente (2024) que estrearam há pouco nos cinemas. Esse não é um gênero padrão por aqui, mas é bom ver ele ganhando um espaço a mais. Posso dizer que Abraço de Mãe sai na frente por ter a popularidade da Netflix, mas todos deveriam ser conferidos.
Bom roteiro, mas falha na construção da tensão
Abraço de Mãe é um longa bem diferente do que vemos por aí. Ele possui um roteiro bem interessante e dá pra notar que ele tenta juntar tudo, e posso dizer que faz isso muito bem. O meu maior problema com ele foi a construção da tensão. No fundo, não chegou a me dar medo nenhum e por um momento achei engraçado o fato dos bombeiros estarem completamente perdidos pela casa e sendo ludibriados por todos ali que estão residindo. Lógico que eles não estavam esperando por algo de tal grandeza, mas dava para notar desde o início que as coisas estavam bem estranhas por ali.
Protagonista bem desenvolvida
A construção da personagem vivida por Marjorie Estiano (As Boas Maneiras) é muito boa. Sabemos que ela tem um trauma de infância que envolve sua mãe e outra que envolve fogo. Curioso ela virar bombeira, mas deve ser a mesma lógica do Bruce Wayne. Tinha medo de morcego e resolveu virar o Batman. Ela tem medo de fogo e virou bombeira. No dia do ataque de pânico ela vê uma figura na parede que se assemelha a uma criatura lovecraftiana e a partir daí tudo começa a acontecer. Alguns signos percorrem a personagem durante todo o longa. O dever de proteger uma criança e o “cordão umbilical” que une ela a criatura podem ser consideradas metáforas para a vida dela. No momento em que se livra do mal, ela parece reviver de novo e parece estar pronta para deixar o passado lá atrás.
Conclusão
Abraço de Mãe é um filme curioso, mas não é perfeito. Algumas dúvidas permaneceram e não saberia explicar alguns fatos. Talvez essa seja a energia do horror cósmico. Não entender ou criar a sua versão também faz parte. Marjorie Estiano me parece começar forçada empostando demais a voz, mas quando o terror chega ela aparece encontrar o tom certo. A verdade é que todo mundo sabe que ela é uma atriz impecável.
Onde assistir ao filme Abraço de Mãe?
O filme Abraço de Mãe está disponível para os assinantes da Netflix.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Abraço de Mãe
Marjorie Estiano
Javier Drolas
Reynaldo Machado
Val Perré
Thelmo Fernandes
Helena Varvaki
Rafael Canedo
Maria Volpe
Trailer – Abraço de Mãe
Ficha Técnica – Abraço de Mãe
Título original: Abraço de Mãe
Direção: Christian Ponce
Roteiro: Gabriela Capello, André Pereira e Christian Ponce
Data de estreia: 23 de outubro de 2024
Duração: 90 minutos
País: Brasil
Gênero: terror
Ano: 2024
Classificação: 12 anos