Ahsoka: primeira temporada nos deixa salivando por mais
Jorge Feitosa
Depois de adentrar um templo em ruínas, derrotar um esquadrão de dróides assassinos e escapar por pouco de uma enorme explosão, Ahsoka Tano (Rosario Dawson) repreende seu dróide Huyang (David Tennant) por uma cobertura mais adequada, ouvindo de pronto: “Esse é o trabalho de um padawan jedi. O que eu não sou.”
Leia mais:
- Star Wars – Guia dos Aliens chega ao Brasil pela Editora Culturama
- ‘Star Wars Jedi: Survivor’ é a evolução de Fallen Order que todo fã da franquia precisa jogar
- Segunda temporada de ‘Star Wars: Visions’ reflete a pura essência da franquia
Quem assistiu um ou outro dos filmes e séries da franquia Star Wars, sabe perfeitamente que um padawan é um aprendiz que acompanha o cavaleiro Jedi em missões pela galáxia enquanto vai aprendendo sobre os caminhos da Força.
Mas em Ahsoka, série do Disney Plus que acabou de concluir sua 1ª temporada, a Ordem Jedi se desfez, o Império de Palpatine foi derrotado e a Nova República assumiu o poder. O que não significa necessariamente que a paz reine na galáxia, pois remanescentes imperiais continuam na ativa e são uma ameaça. Como Morgan Elsbeth (Diana Lee Inosanto), derrotada na 2ª Temporada de The Mandalorian e libertada pela dupla de mercenários Baylan Skoll (Ray Stevenson, em seu último papel) e Shin Hati (Ivanna Sakhno), ambos treinados nas artes Jedi.
Continuação da história
Dando continuidade à história da protagonista iniciada em Star Wars: The Clone Wars e aos eventos de Star Wars: Rebels, Ahsoka agora é uma guerreira experiente mas desiludida com o elitismo dos Jedi, que deixaram de lado seu juramento de lutar pelos oprimidos para se sujeitar cada vez mais à política, uma das razões da queda da República e da ascensão do Império.
E, aqui, o showrunner Dave Filoni refina seu talento para expandir o universo da franquia não apenas com ecos do passado, mas invertendo seus arquétipos. Para decifrar um mapa, Ahsoka vai precisar da ajuda de Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo), uma ex-aluna mandaloriana que vê uma chance de resgatar um amigo que se sacrificou para exilar um almirante imperial.
Enquanto Obi Wan Kenobi (Alec Guiness) e Luke Skywalker eram, respectivamente, o mestre devoto e o aprendiz relutante em Uma Nova Esperança, Ahsoka se recusa a concluir o treinamento da persistente Sabine por não acreditar mais nos jedi, apesar de viver segundo sua filosofia. O que rende momentos memoráveis, como o treinamento na nave da mestra em comparação ao de Kenobi e Luke.
Detalhes da visão de Filoni
Isso porque Filoni sabe como beber das fontes clássicas da franquia sem transformá-las em muletas, usando de referências visuais para mostrar que nem tudo é o que aparenta. Por exemplo, os sabres de luz dos mercenários que não são da cor vermelha característica dos sith, inimigos clássicos dos jedi, mas alaranjados para demonstrar que seus objetivos não são tão simplórios. Algo elevado pela atuação de Stevenson, que vai deixar saudades.
Ao fim, Ahsoka termina com um final cheio de aberturas, o que pode decepcionar alguns. Mas, mais do que isso, a construção do experiente Filoni nos deixa salivando por mais.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer da primeira da temporada da série Ahsoka
Ficha Técnica da primeira da temporada da série Ahsoka
Título original: Ahsoka
Criação: Dave Filoni
Elenco: Rosario Dawson, David Tennant, Natasha Liu Bordizzo, Mary Elizabeth Winstead, Ray Stevenson, Ivanna Sakhno, Diana Lee Inosanto, Eman Esfandi, Hayden Christensen
Onde assistir: Disney Plus
Data de estreia: 23 de agosto de 2023
Temporada: 1
Episódios: 8
País: EUA
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica, Fantasia, Drama
Ano: 2023
Classificação: 14 anos