
‘Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa’ favorece a criançada
Bruno Oliveira
A minha crítica a esse filme vai começar por esse título gigantesco que chega a dar preguiça de falar: ‘Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa’. Tudo bem, ele não é original. Esse nome é oriundo do livro infantil de mesmo nome escrito por Judith Viorst lançado em 1972. Antes do motivo dessa resenha, um filme com mesmo nome já tinha sido lançado em 2014 estrelado por Steve Carell (O Virgem de 40 Anos) e Jennifer Garner (De Repente 30). Essa nova adaptação traz uma família de origem latina, que por essa característica possui um relacionamento familiar muito mais unido e caótico por natureza.
Sinopse
Alexandre Garcia (Thom Nemer) sempre acreditou ter o pior azar do mundo. Quando sua mãe, Val (Eva Longoria), uma escritora de viagens, decide reunir a família para uma viagem dos sonhos na Cidade do México, ele tem certeza de que algo dará errado. Acompanhado pelo pai, Frank (Jesse Garcia), sua irmã adolescente, Mia (Paulina Chávez), e os avós Lidia (Rose Portillo) e Gil (Cheech Marin), Alexandre embarca na jornada em um motorhome luxuoso. No entanto, o que parecia ser uma aventura inesquecível logo se transforma em uma sucessão de desastres quando a família encontra um antigo totem amaldiçoado.
- ‘The Eletric State’ é um blockbuster clichê e sem emoção
- ‘Uma Advogada Brilhante’: Nova Comédia Nacional Faz Rir e Pensar
- ‘Henry & Klauss: Mestres da Mágica’ celebra a magia como arte e conexão

Um legítimo filme road trip
Esse é um legítimo filme do estilo road trip. Uma família que tenta reatar conexões amorosas e emocionais através de uma viagem em família para se reconectar com suas raízes. Leva-se em consideração que nosso protagonista Alexandre sempre achou que teve azar em tudo na vida. Com isso, podemos esperar as famosas “altas confusões”. O problema é que todas as situações são forçadas. Isso acaba transformando essa comédia, que poderia ter um alto valor emocional, em um longa com uma dose de humor muito fácil. Sempre cheio de muitos exageros a ponto de irritar quem está assistindo.
Uma história que favorece demais o público infantil
Esse exemplar pode ser considerado um filme familiar mas, claramente, é voltado mais para o público infantil. Sua linguagem simples com um roteiro nem um pouco complicado favorece esse público. Assim como as sketchs de cada momento dessa viagem. Todas são bem bobas a ponto de facilitar uma risada forçada. Isso peca bastante, pois poderiam fazer esse humor de uma forma mais inteligente. O roteiro mesmo tem algumas incongruências que fazem um adulto ponderar automaticamente sobre certas decisões. Esquecem a vó para trás, voltam para buscá-la, passam por um problema, e logo depois esquecem da mulher a ponto de irem para seu objetivo inicial. Isso é só um exemplo da maluquice desse roteiro. Tem muito mais.
Valor familiar como ponto forte
Chegando aqui dá para notar que não gostei muito desse longa, mas ele não é de todo ruim. O valor familiar que ele prega me fisgou. Todos brigam, quase ninguém se entende, mas no fim do dia, eles ainda são uma família unida. Eles se amam e apesar de tudo, vão se proteger. Em seus momentos finais isso fica mais evidente e posso dizer que ele soube acabar da forma certa. Fiquei imaginando que teria sido muito melhor se mantivesse esse valor emocional desde o início. Tudo bem ter piada, mas esse é o centro emocional dessa aventura familiar.
Conclusão
‘Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa’ é bem fraquinho e não indicaria muito por aí. Seu valor de produção é baixo e acho que teria sido melhor pensá-lo como uma série para o público infantil. Teria mais apelo com esse nicho e com tempo poderia se tornar algo bom. Até pode ser uma pedida assisti-lo no pós-almoço de domingo com todos reunidos. Talvez essa seja a melhor e única forma de curti-lo da maneira certa.
Onde assistir ao filme Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa
O filme Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa está disponível para os assinantes do Disney+
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa
Eva Longoria
Cheech Marin
Thom Nemer
Jesse Garcia
Paulina Chávez
Rose Portillo
Michelle Buteau
Alexander Alayon Jr.
Harvey Guillén
Mabel Cadena
Cristo Fernández
Carl Savering
Trailer – Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa
Ficha Técnica – Alexandre e a Viagem Terrível, Horrível, Espantosa e Horrorosa
Título original: Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Road Trip
Direção: Marvin Lemus
Roteiro: Matt Lopez, baseado no livro escrito por Judith Viorst
Data de estreia: 28 de março de 2025
Duração: 78 minutos
País: Estados Unidos, Canadá
Gênero: comédia, família
Ano: 2025
Classificação: livre