Alguns dos melhores filmes sobre poker e jogadores audaciosos
Ultraverso
Gosta de filmes sobre poker, seja para aprender um pouco mais sobre a modalidade ou mergulhar na história de bons jogadores deste esporte da mente que só cresce em popularidade no mundo todo? Separamos abaixo alguns dos melhores filmes sobre o jogo de cartas lançados nos últimos anos – incluindo também longas de outras décadas. Confira:
Cartas na Mesa (Rounders)
Um dos mais aclamados filmes de poker de todos os tempos, Cartas na Mesa foi lançado em 1998 e conta com nomes de peso em seu elenco, como Matt Damon, Edward Norton, John Malkovich, além do multicampeão do World Series of Poker Johnny Chan. O filme mostra o cenário underground do poker, onde Mike McDermott (Damon) acaba perdendo todo seu dinheiro em um torneio de poker. Após quase largar as cartas, ele acaba retornando às disputas graças ao amigo Lester Murphy (Norton).
Maverick
Outro clássico quando o assunto é filme de poker é Maverick, de 1994. Com Mel Gibson no papel principal e direção de Richard Donner, o longa conta a história de Bret Maverick, que tem o sonho de ser visto como melhor jogador de poker dos Estados Unidos. No entanto, o filme se passa há mais de 100 anos e traz os primórdios do poker. Grande parte da narrativa é sobre a luta de Maverick para arrecadar o dinheiro do buy-in (ou seja, valor pago para entrar na disputa) de um torneio, conhecendo personagens como Annabelle Bransford (Jodie Foster) e Zane Cooper (James Garner).
A Febre do Mississippi (Mississippi Grind)
Lançado em 2015 e disponível na Netflix, esse filme tem a direção dupla de Anna Boden e Ryan Fleck e aborda tanto o poker quanto outras modalidades de apostas. Conta a história do corretor imobiliário endividado Gerry (Ben Mendelsohn), que tem seu destino mudado após conhecer Curtis (Ryan Reynolds), um jogador de poker Texas Hold’em. Movidos pelo jogo, os dois partem para uma viagem pelos Estados Unidos para jogar torneios de poker, roleta, dados e também caça-níqueis até chegarem a Nova Orleans, onde Curtis se torna um mentor para Gerry.
A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid)
Apesar de ser um dos filmes de poker mais antigos, The Cincinnati Kid, conhecido como A Mesa do Diabo no Brasil, foi lançado em 1965 e é um dos melhores títulos deste grupo. Estrelando Steve McQueen e Edward G. Robinson, a película conta a história de um jovem, interpretado por McQueen, que embarca em uma jornada para provar que é o melhor jogador de poker do mundo, culminando em sua partida contra Lancey Howard (Robinson), que detém o título não oficial de melhor do mundo. No filme, o jogo de escolha é o Stud Poker, uma variação de poker que já não é tão popular há algum tempo.
Bem-Vindo ao Jogo (Lucky You)
Estrelado por nomes como Eric Bana, Robert Duvall e Drew Barrymore, este filme de 2007 retrata a história de Huck Cheever (Bana), um jogador que busca de sucesso no World Series of Poker (WSOP). Para isso, ele precisa lidar ao mesmo tempo com um relacionamento amoroso com Billie Offer (Barrymore), além de ter de enfrentar o próprio pai (Duvall), que é um grande jogador de poker. A obra dirigida por Curtis Hanson conseguiu criar uma atmosfera totalmente voltada para a modalidade trazendo nomes do circuito profissional do esporte para as gravações, como Doyle Brunson, Daniel Negreanu e Phil Hellmuth.
Apostando tudo (Win It All)
Este filme de 2017, que tem direção de Joe Swanberg, conta a história de Eddie Garrett (Jake Johnson), um apostador sem muito sucesso no jogo de azar que tem sua vida transformada quando um desconhecido ordena que ele guarde uma enorme quantia em dinheiro até que saia da prisão. Porém, Garrett acaba perdendo esse dinheiro e, para não ter problemas como o criminoso, precisa recuperá-lo em um torneio de poker com altos ganhos (e riscos), os chamados high-stakes O longa também está disponível na Netflix.
A Grande Jogada (Molly’s Game)
Para quem gosta de uma história real ligada ao poker, A Grande Jogada, de 2017, é uma boa pedida. O longa dirigido por Aaron Sorkin é Inspirado em fatos reais e conta a história de Molly Bloom (Jessica Chastain, indicada ao Globo de Ouro), uma ex-competidora de esqui que acaba ficando fora das Olimpíadas de Inverno de 2002 em virtude de séria lesão. A partir daí, ela muda completamente de vida e começa a organizar partidas de poker em Los Angeles, atraindo a atenção de celebridades e magnatas, mas também do FBI e da máfia.