Alice-dos-Anjos-crítica-do-filme-brasileiro-2021

Foto: Elo Company / Divulgação

‘Alice dos Anjos’ ensina e diverte

Wilson Spiler

“Alice no País das Maravilhas” é, sem dúvida, uma das principais obras literárias já escritas. O romance de Lewis Carroll já ganhou inúmeras adaptações cinematográficas, versões em livros e até mesmo jogos de videogame. Alice dos Anjos, filme brasileiro que estreou na última quinta-feira (24) nos cinemas é mais uma nova visão para o clássico.

Na trama, no quintal da casa de sua avó, no sertão nordestino, Alice dos Anjos (Tiffanie Costa) encontra um apressado bode preto que usa terno e gravata. Tentando alcançá-lo, a menina cai em um buraco e é transportada para um mundo mágico, repleto de personagens malucos e muitas aventuras.

Leia também:

‘O Paciente Perdido’ vai além do mais do mesmo dos filmes da Netflix

‘Mundo Estranho’ é a animação mais original da Disney em anos

Suspense sul-coreano ‘Ligação Explosiva’ é de tirar o fôlego

Adaptação brasileira da obra de Lewis Carroll

O diretor Daniel Leite Almeida utiliza claramente as referências da obra de Carroll em Alice dos Anjos. No entanto, cineasta – também responsável pelo roteiro, combina diferentes figuras, temas do imaginário brasileiro e elementos regionais do Nordeste à clássica história.

Mesmo tratando-se de uma história antiga, Alice dos Anjos adapta – e atualiza – o livro à realidade brasileira abordando assuntos relevantes e urgentes às telas como educação, luta contra as opressões, coronelismo e meio ambiente. Afinal, é na luta dos cangaceiros contra a construção de uma usina hidrelétrica, na região de Vitória da Conquista, que a narrativa acontece. Além disso, a protagonista é uma garota negra do sertão que, ao invés de um coelho branco, encontra no caminho um bode preto e terá que enfrentar situações tão reais que o desejo é que tudo não passe de um sonho ruim.

Presente em mais de doze festivais de cinema, com destaque para o 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde foi premiado em seis categorias, incluindo o de Melhor Filme pelo júri popular e Melhor Filme pela ABRACCINE, Alice dos Anjos é delicado e divertido. Uma obra que vai atrair as crianças pelo elenco e pelas músicas, mas também os adultos. Funciona como uma bela lição de casa para os pequenos e para os adultos que ‘fugiram’ da escola e não têm noção da realidade brasileira, desfilando bobagens pelo mundo afora.

Onde assistir ao filme Alice dos Anjos?

A saber, Alice dos Anjos estreou nos cinemas brasileiros em 24 de novembro de 2022.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Alice dos Anjos

Alice dos Anjos: elenco do filme

Tiffanie Costa

Fernando Alves Pinto

Cris Magalhães

Ficha Técnica do filme Alice dos Anjos

Direção: Daniel Leite Almeida

Roteiro: Daniel Leite Almeida, baseado no livro Lewis Carroll

Duração: 76 minutos

País: Brasil

Gênero: musical, fantasia

Ano: 2022

Classificação: livre

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: