Aline A voz do amor crítica do filme onde assistir elenco ficha técnica

Foto: Imovision / Divulgação

‘Aline – A Voz do Amor’, uma confusa cinebiografia não autorizada de Céline Dion

Jhone Silva

O filme Aline – A Voz do Amor (Aline) é uma cinebiografia não autorizada, cômica e ficcional da vida de Céline Dion. Compelida por seu amor por Dion, Valérie Lemercier decidiu estrelar, dirigir e co-escrever (com Brigitte Buc) o longa-metragem.  Talvez daí tenha surgido toda a bagunça e confusão que é este longa.

A confusão inicia-se com Lemercier não podendo utilizar o verdadeiro nome de Dion – nem das outras pessoas retratadas no filme -, apesar de ter conseguido os direitos das músicas. Mas a bizarrice não para por aí. Em uma decisão incompreensível, Lemercier resolveu interpretar a protagonista Aline (Celine) em todas as as fases de sua vida, desde a infância. Uma escolha estranha – para não dizer horrenda – que pode causar diferentes sensações no público, desde gargalhadas até ojeriza. O uso do CGI para rejuvenescer a atriz, além de causa estranheza, nada rejuvenesce.

Leia também:

‘Um Broto Legal’ é uma bela sessão nostálgica para os fãs de Celly Campello

‘Meu Psicólogo Imaginário’ aborda temas sensíveis de forma surpreendente

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ é absurdo no melhor sentido da palavra

Falta emoção

O uso constante de cenas musicais tenta mascarar o maior problema do filme: a falta de conflito dramático e de profundidade emocional. Além da paixão adolescente de Aline e seu casamento definitivo com seu empresário muito mais velho, que foi duramente criticado por sua mãe, não há nada na trama que como um revés pessoal ou profissional que Aline deve superar. Dessa forma, o longa vai na contramão das músicas do repertório de Céline Dion e não emociona em nada.

Mas também há alguns ponto positivos em Aline – A Voz do Amor. Pelo menos, não é uma representação de mau gosto de um músico submerso em abuso de substâncias ou relacionamentos tóxicos. Além disso, talvez o filme possa divertir uma parte do público, pois juntamente com a perspectiva descontraída e bucólica da vida de Dion, vêm algumas piadas e situações que podem ser engraçadas, principalmente para os fãs da cantora.

Em suma, Aline – A Voz do Amor é um retrato da vida de Céline Dion que carece de sensibilidade, sutileza e profundidade. Sem dúvidas, decepcionará muitos fãs, principalemente aqueles que esperam um relato fiel da história da cantora.

Onde assistir ao filme Aline – A Voz do Amor?

A saber, Aline – A Voz do Amor estreia nesta quinta-feira, 16 de junho de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Aline – A Voz do Amor

Aline – A Voz do Amor: elenco do filme

Valérie Lemercier
Sylvain Marcel
Danielle Fichaud
Roc Lafortune
Antoine Vézina
Pascale Desrochers
Jean-Noël Brouté

Ficha Técnica: Aline – A Voz do Amor

Título Original: Aline
Direção: Valérie Lemercier
Roteiro: Valérie Lemercier e Brigitte Buc
Duração: 126 minutos
País: Canadá e França
Gênero: biografia, comédia e drama
Ano: 2022
Classificação Indicativa: 10 anos

Jhone Silva

Um jovem paulistano que aproveita a boemia da maior cidade brasileira, embora prefira ficar trancado em seu quarto lendo, assistindo, escutando e jogando e fazendo arte. Mas sempre com uma qualidade duvidável, é claro.
0

Créditos Galáticos: