Amandla crítica do filme Netflix onde assistir elenco

‘Amandla’, uma boa história entre dois irmãos vivendo à margem do Apartheid

Bruno Oliveira

Amandla é um novo filme sul-africano que acabou de estrear na Netflix. Esse nome significa “poder” nas línguas nguni, que, nesse caso, deriva do povo Zulu, que povoa a província de KwaZulu-Natal na África do Sul. Essa palavra era muito usada como um grito de guerra popular na época de resistência contra o Apartheid utilizado pelo Congresso Nacional Africano e seus aliados.

Essa explicação não fica clara durante a projeção e foi preciso pesquisar sobre o seu significado. Embora tenha algumas perseguições de brancos contra os zulus aqui, não é a isso que o título se refere. Acredito que ela vá mais pelo lado da liberdade do ser humano em si.

No incídio do filme Amandla, conhecemos dois irmãos ainda crianças chamados Impi (o mais velho) e Nkosana (o mais novo) trabalhando em uma fazenda. Após sua família inteira ter sido caçada por pessoas brancas, os dois se veem obrigados a fugir e começar uma vida do zero vivendo em miséria. O tempo passa e cada irmão segue um rumo diferente. Suas escolhas de vida irão se chocar em um determinado ponto e tudo será colocado à prova entre eles. Principalmente o amor e o caráter.

O que foi o Apartheid?

Para quem for muito novo e não sabe, o Apartheid foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul de 1948 até 1994. Nesse sistema, o direito da maioria dos habitantes era cerceada pela minoria branca e dominadora. Muitas injustiças sociais e crueldades foram perpetuadas durante esse período. Como a história começa em 1987, temos essa segregação como pano de fundo e como estopim para o início da história dos dois irmãos.

Embora o Apartheid inicie a jornada, ele é quase que praticamente esquecido depois. Essa omissão no roteiro me causou um estranhamento, pois parece que não completa o ciclo que parecia ser destinado a cumprir. Talvez essa não tenha sido a intenção desde o início, mas, para mim, fez falta.

Em vez disso, a partir do segundo ato, o filme se vira somente para o fato de que cada irmão seguiu para um lado totalmente diferente. Enquanto um escolhe ir para a polícia, o outro acaba caindo nas armadilhas que a vida dá. O embate criado realmente é muito bom, pois os dois se tornam lados opostos da mesma moeda. Resta saber se todo o amor que sobrou entre eles será o suficiente para reatar a amizade ou se irão se deixar vencer pela crueldade da vida.

Roteiro e ação

Ele é um filme bastante interessante. Longe der ser maravilhoso, mas também muito longe de ser ruim. A história é bem contada e conseguimos lamentar os rumos trágicos que vão se desenhando à nossa frente.

Por outro lado, o roteiro tem falhas que mencionei acima e quando pede um pouco de ação, nos dá umas cenas muito mal dirigidas. Isso é pouco, afinal o foco não é a ação desenfreada e sim o dilema que leva os irmãos a se encararem nos seus momentos finais. Acredito que vale dar uma espiada em Amandla. Principalmente se não for esperando muita coisa.

Onde assistir ao filme Amandla?

A saber, o filme Amandla está disponível para assinantes da NetflixAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Amandla, da Netflix

Amandla (Netflix): elenco do filme

Lemogang Tsipa
Thabiso Masoti
Thabo Rametsi

Ficha Técnica

Título original do filme: Amandla
Direção:
Nerina De Jager
Roteiro: Nerina De Jager
Duração: 106 minutos
País: África do Sul e Canadá
Gênero: drama
Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

NAN