‘Amantes’ e o reposicionamento da mulher em seu devido lugar
Wilson Spiler
Conhecida como uma das mais provocadoras cineastas francesas da atualidade, Nicole Garcia volta à direção com o suspense Amantes (Amants), filme que estreia nesta quinta-feira (15) nos cinemas brasileiros.
Na trama, Lisa (Stacy Martin) e Simon (Pierre Niney) estão apaixonados. Eles vivem em Paris e levam uma vida urbana e noturna com outros jovens da sua idade. Até que em uma noite, algo inesperado acontece e Simon foge da França sem deixar noticias. Anos depois, Lisa reconstrói sua vida ao lado de Léo Redler (Benoît Magimel) até que, coincidentemente, em uma viagem de férias com seu marido, os caminhos dos antigo casal voltam a se cruzar.
A história do arriscado triângulo amoroso é dividida em três atos distintos, todos em cada região diferente, para evidenciar o número de personagens distintos na trama. Esse recurso permitiu trabalhar melhor as elipses do roteiro, entrando na personalidade, emoções e segredos dos amantes.
Leia também:
Morre o diretor Jean-Luc Godard, um dos ícones da Nouvelle Vague
‘Órfã 2: A Origem’ traz uma vilã ainda mais à vontade
‘Fantasmas’ tem o que precisa ter para assombrar
Stacy Martin em grande atuação
Mas se o trio de protagonistas tem alguma personagem principal, essa é sem dúvida a Lisa, a mais complexa de Amantes. Transbordando melancolia e uma espécie de desapego, Stacy Martin é a síntese do que o papel precisava. Após mergulhar no desespero por ter sido abandonada, a jovem acaba se casando com outro homem e passa por uma verdadeira metamorfose, vivendo aquilo que os outros querem que ela seja.
Redler é um marido, em tese, “perfeito”. Isso porque é rico e faz todas as vontades de Lisa sem que ela precise trabalhar. Mas não se engane com esse lobo em pele de cordeiro. Afinal, confiar em gente com muito dinheiro nunca é um caminho saudável. Apesar de todas as benesses concedidas à esposa, o marido mostra uma face violenta, egoísta e controladora.
Caminho próprio
Amantes é focado, principalmente, no dilema de Lisa. Voltar ao ex-namorado que a abandonou de repente? Se manter ao lado do marido que não ama de verdade? Qual a saída para um jovem que não fez carreira e estava sempre à disposição de seus homens? Lisa é maltratada e humilhada por diversas vezes, ainda que não fosse a intenção – ao menos inicial – de seus companheiros.
É nesse caminho tortuoso que o filme transita. Na busca por uma identidade particular para Lisa, para que a personagem recoloque a sua vida nos trilhos. A angústia da obra é provocada por essa luta pessoal da protagonista, que se vê em uma rede de intrigas maior do que imaginava. Nesse sentido, Amantes é quase uma catarse, que sai da briga entre dois homens por um “objeto” para que a mulher se posicione no seu devido lugar: o de escolher o próprio rumo.
Onde assistir ao filme Amantes (2020)?
A saber, Amantes estreia nesta quinta-feira, 15 de setembro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Amantes (2020)
Amantes (2020): elenco do filme
Pierre Niney
Benoît Magimel
Stacy Martin
Ficha Técnica do filme Amantes (2020)
Titulo original do filme: Amants
Direção: Nicole Garcia
Roteiro: Jacques Fieschi e Nicole Garcia
Duração: 102 minutos
País: França
Gênero: suspense, drama
Ano: 2022
Classificação: 16 anos