‘Ameaça Profunda’ | CRÍTICA
Paulo Cardoso Jr.
O novo filme de Kristen Stewart, Ameaça Profunda (Underwater), não chega a ser um fracasso total, mas decepciona no geral e vai ter trabalho para superar a marca de US$ 80 milhões, que foi o seu orçamento.
Na trama, a atriz interpreta a engenheira mecânica Norah Price, que praticamente vive a mais de 11 mil metros de profundidade em um laboratório subaquático e tenta ajudar companheiros de trabalho a saírem da estação depois que esta sofre graves avarias por causa de um terremoto no fundo do oceano.
https://www.youtube.com/watch?v=QHnUG_SIYYo&t=2s
É mais um daqueles filmes claustrofóbicos, que mesclam um pouco de suspense, um pouco de terror, ambientes com luzes piscando e com o famoso embate “Homem vs Natureza”. Você em alguns momentos pode até lembrar de filmes como Aliens ou Esfera, mas Ameaça Profunda está longe de ter a mesma qualidade deles.
Entretanto, Kristen Stewart não pode levar a culpa por um possível fracasso do filme. Ela bem que se esforça no seu papel e é um dos destaques. A atriz prova que está preparada para encarar qualquer tipo de desafio, seja fazendo um personagem sexy como no reboot de As Panteras, ou em filmes de ação que exijam mais da parte física como este.
Infelizmente, aqui, ela é mais uma vez vítima de enredos genéricos, pois Ameaça Profunda não traz novidade diante de tudo que o gênero já apresentou. O ator T.J. Miller (Paul Abel) cumpre sua função de coadjuvante cômico chato e Vincent Cassel, o capitão de toda a estrutura, ainda consegue dar alguma credibilidade ao filme, mas poderia ter sido melhor aproveitado.
Leia mais:
– ‘IT’S OH SO QUIET’, DE BJÖRK, EMBALA NOVO TRAILER DE ‘AVES DE RAPINA’: VEJA!
– O QUE ESTÁ ESTÁ POR TRÁS DO SUCESSO DE FROZEN?
– ESTREIAS DO CINEMA | OSCAR À VISTA!
Enfim, entre mortos e feridos, podemos destacar os primeiros 10 minutos do longa. Num enredo normal, somos apresentados aos personagens e tem aquela crescente da tensão até ao clímax de catástrofe, mas isso não ocorre em Ameaça Profunda.
Depois de um breve momento de reflexão no banheiro, Norah Price e toda a estação são surpreendidos por um violento terremoto, precisando evacuar e isolar todo um perímetro da estação. A partir daí, andando pelos escombros, em ambientes bem apertados, somos apresentados um a um dos personagens.
Apesar de ter uma duração relativamente curta (são somente 95 minutos de projeção), demora muito para todos perceberem a ameaça que estão enfrentando, além de não deixar claro o que realmente são: criaturas inóspitas do mundo do mar ou alienígenas malvados? A decepção maior fica por conta do final mesmo e o motivo – ou a causa de tanto desastre – parece ter saído de um filme trash de terror. Até a próxima.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Underwater
Direção: William Eubank
Elenco: Kristen Stewart, Jessica Henwick, T.J. Miller, Vincent Cassel
Distribuição: Disney
Data de estreia: qui, 09/01/20
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano de produção: 2019
Duração: 95 minutos
Classificação: 12 anos