Amor em Jogo Mulher Maravilha

Elite Filmes

‘Amor em Jogo’ | CRÍTICA

Alvaro Tallarico

Amor em Jogo (Shoshana Khaloutz Merkazi ou Kicking Out Shoshana) acaba chamando atenção pela participação de Gal Gadot, que ganhou fama no mundo inteiro após viver a Mulher-Maravilha. O longa-metragem, aliás, é de 2014! E somente agora será lançado nos cinemas brasileiros. O release (material informativo distribuído para os jornalistas) do filme diz:

“O que acontece quando juntamos futebol, a Mulher-Maravilha e a comunidade gay? O resultado seria a trama de Amor em Jogo, próxima comédia romântica que chegará aos cinemas.”

OK, realmente o longa-metragem, de alguma forma, une esses fatores e começa bem engraçado, com cenas que funcionam bem, como o empresário tentando mudar a forma que seu cliente comemora quando faz gol.

Mulher-Maravilha?

Um dos atrativos de Amor em Jogo  é o fato de ser uma produção judaica, apresentando, então, essa cultura tão distinta da brasileira. Estamos acostumados com filmes estadunidenses de fórmulas básicas no geral. Sem dúvida, há uma curiosidade de ver a “Mulher-Maravilha”, Gal Gadot, que vive Mirit. Contudo, como citado por aí, a mesma está longe de ser protagonista do filme. Em verdade, é uma coadjuvante, uma personagem mercenária e sem o mínimo de profundidade, basicamente bela, um objeto. Há uma subtrama ligada à ela com relação à cirurgia plástica que passa tão rápido e superficialmente que não nada serve para nada. Mais parece uma tentativa ineficiente de dar alguma maior relevância à personagem.

Amor em Jogo (2)

Datado

A saber, o fato do filme ser de 2014 ajuda a torná-lo bem datado, está muito longe de ser atemporal. Amor em Jogo se passa na conservadora cidade de Jerusalém. O jogador de futebol israelense Ami (Oshri Cohen) é forçado pelo chefão da máfia a fingir que é gay. O motivo? Uma punição por ter flertado com Mirit (Gal Gadot), a namorada do criminoso. Ami é banido pelos jogadores e torcedores do time, mas acaba virando um herói da comunidade gay do país. Aliás, a cena em que toca o Hino Nacional durante a Parada Gay, principalmente os versos sobre liberdade, deixa claro a contradição entre o conservadorismo e o acontecimento.

Enfim, Amor em Jogo, com direção de Shay Kanot, estreia no dia 31 de outubro.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Shoshana Khaloutz Merkazi / Kicking Out Shoshana
Direção: Shay Kanot
Elenco: Oshri Cohen, Gal Gadot, Yossi Marshek
Distribuição: Elite Filmes / A2 Filmes
Data de estreia: qui, 31/10/19
País: Israel
Gênero: comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos

Alvaro Tallarico

Jornalista vivente andante (não necessariamente nessa ordem), cidadão do mundo, pacifista, divulgador da arte como expressão da busca pela reflexão e transcendência humana. @viventeandante
NAN