‘Amor nas Ruas de Bursa’ traz a música como um de seus protagonistas
Leonardo Duarte
Em uma bela tarde, cantando em um restaurante litorâneo, sua peruca cai no chão e é tomada por um cachorro, que foge com ela adentro das ruas de Bursa. Assim começa a história de Cengiz, um cantor de vida simples, mas que almeja se tornar uma grande estrela da música turca.
Interpretado por Ata Demirer – que pode ser considerado o Adam Sandler da Turquia –, o protagonista passa por uma série de desventuras típicas de filmes de comédia: se envolve com um grande compositor, monta uma banda, se apaixona por uma jovem de 23 anos, até por fim conseguir sentir o gosto do sucesso que tanto queria, sendo obrigado a escolher que tipo de homem quer ser. Tudo isso enquanto apresenta ao espectador a belíssima cidade de Bursa.
Leia também:
‘Um Filho’ é um drama denso e emocionante
‘O Estrangulador de Boston’ é um exemplo real do machismo e da força da mulher
‘Já Era Hora’ é um filme que você já assistiu
Beleza e músicas
A beleza do filme é seu grande ponto positivo, possibilitando ao espectador que desconhece a cultura turca se deliciar com uma deslumbrante arquitetura de ruas e casas, trajes e roupas encantadoras, e uma gama de músicas fascinantes.
Músicas estas que são de suma importância para a trama, pois as canções de Cengiz servem quase como um personagem de Amor nas Ruas de Bursa (Bursa Bülbülü), crescendo junto de seu protagonista e dando vida e cor à trama.
É possível dizer, inclusive, que a música toma um papel muito mais relevante do que a relação amorosa de Cengiz. Fraco e previsível, o romance do protagonista com a jovem Arzu (Özge Özacar) se mostra um dos pontos mais desinteressantes da obra.
Para o bem e para o mal
Ainda com tantos clichês e tantas familiaridades com outros tantos filmes de comédia, fica claro em Amor nas Ruas de Bursa que o humor turco é um tanto diferente do que a grande maioria está acostumada. Desde o tom cômico até o timing das piadas, o longa-metragem deixa claro as nuances para com o humor norte-americano e brasileiro – para o bem e para o mal.
Para o mal, pois muitos espectadores brasileiros podem simplesmente não achar muita graça no filme – aqueles que esperam grandes surpresas cômicas e piadas pretenciosas certamente se decepcionarão com Amor nas Ruas de Bursa.
Mas também para o bem, pois apresenta uma forma diferente – mais calma, centrada e contida – de se rir de situações corriqueiras – e absurdas – do dia a dia. Aqueles que procuram se aventurar em um humor diferente do costumeiro, talvez se divirta com a história de Cengiz. Infelizmente, para quem vos escreve, é evidente o amor colocado neste filme, mas que também poderia ser chamado de “Sem Humor nas Ruas de Bursa”.
Onde assistir ao filme Amor nas Ruas de Bursa?
A saber, Amor nas Ruas de Bursa estreou recentemente no catálogo do Star Plus.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Amor nas Ruas de Bursa, do Star Plus
https://www.youtube.com/watch?v=YnSHifjfiJg
Amor nas Ruas de Bursa (Star Plus): elenco do filme
Ata Demirer
Cem Gelinoglu
Özge Özacar
Tarik Pabuccuoglu
Ficha Técnica do filme Amor nas Ruas de Bursa (Star Plus)
Título original do filme: Bursa Bülbülü
Direção: Hakan Algül
Roteiro: Ata Demirer
Duração: 120 minutos
País: Turquia
Gênero: comédia, drama, musical
Ano: 2023
Classificação: 12 anos