Andor crítica da série Star Wars Disney Plus primeira temporada 1 2022

Foto: Disney Plus / Divulgação

‘Andor’: Star Wars, eu ainda te amo

Pedro Marco

Se te dissessem dois anos atrás que em breve teríamos uma série expandindo o universo de caçadores de recompensa com Bobba Fett; outra com a história perdida de Obi-Wan em seus primeiros anos em Tatooine; e uma terceira sendo prequel do Han Solo genérico de Rogue One, em qual você apostaria suas fichas?

Pois é.

Pegando todos de surpresa, a série de Cassian Andor, interpretado por Diego Luna, conseguiu ser uma obra-prima vinda da galáxia muito distante. A história tem início cinco anos antes da batalha de Yavin, que destruiu a primeira estrela da morte e se apresenta como mais uma peça perdida nesta grande colcha de retalhos que é o universo Star Wars.

A busca por sua irmã perdida é estendida em 12 episódios de tensão, agilidade e um show de direção, atuação e fotografia dignos do filme lançado em 2016 sobre o esquadrão que roubou os planos do império.

Leia também:

‘Inside Man’ só se salva pelo elenco

Sexta temporada de ‘Elite’ é um novo ciclo para a série

Quinta temporada de ‘The Crown’ sugere um final apressado da série

Mergulho da mitologia

Não se contendo em ser a biografia de um rebelde, a série é um mergulho na mitologia criada por George Lucas em toda a sua alusão com ditaduras reais e lutas por minorias (sim, as coisas que você ama tinham política já nessa época). A ascensão do império e os focos de rebelião são contados pelos olhos de alguém com pouca importância, ao belo estilo feito nos livros de Bernard Cornwell, e conseguem justificar melhor e aprimorar as batalhas da trilogia original.

Diego Luna, por sua vez, consegue ter seu merecido tempo de tela e sair das amarras do malandro cafajeste, tornando-se um rebelde com dúvidas, falhas e propósitos que se encaixam perfeitamente no futuro próximo que já conhecemos.

Andor é uma trama de espionagem de tirar o fôlego, comandada pelo experiente Tony Gilroy, roteirista da franquia “Bourne”, e que celebra o lado mais adulto de Star Wars que vem sendo mantida por Mandalorian (e puxada para baixo pelo Baby Yoda).

Atuações impecáveis

O show de atuações estreladas por Genevieve O’Reilly, Stellan Skarsgard e todo o elenco de apoio com carisma e interação fantástica faz a dúzia de episódios passar mais rápido que uma tie fighter, e largar uma grande ansiedade por sua já confirmada segunda temporada.

Star Wars novamente se coroa em sua metalinguagem, onde a salvação sempre vem do lugar mais inóspito e inesperado, muitas vezes de mãos pequenas e desacreditadas, mas que são ágeis para salvar a galáxia. A guerra nas estrelas foi reascendida, e com fé na força, dias melhores virão, com este que vos fala podendo ter novamente o prazer de dar uma nota máxima para um episódio desta saga espacial.

Onde assistir à série Andor?

A saber, o primeiro episódio da série Andor estreou em 21 de setembro no catálogo do Disney Plus.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da série Andor, do Disney Plus

Andor: elenco da série do Disney Plus

Diego Luna

Kyle Soller

Adria Arjona

Stellan Skarsgård

Fiona Shaw

Ficha técnica da série Andor, do Disney Plus

Título original da série: Andor

Temporada: 1

Episódios: 12

Duração: de 38 a 57 minutos

Criação: Tony Gilroy

Direção: Tony Gilroy

Roteiro: Tony Gilroy, Dan Gilroy, Stephen Schiff, Beau Willimon

País: Estados Unidos

Gênero: ficção científica, ação

Ano: 2022

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
0

Créditos Galáticos: