Esqueça os rótulos em ‘Anne+: O Filme’
Bruno Oliveira
Anne+: O Filme (Anne+) é o mais novo longa-metragem com temática LGBTQIA+ oriundo da Holanda e que já está disponível na Netflix. O fato dele ter o subtítulo de “o filme” me fez pensar que possivelmente já existia algo a respeito e descobri que é uma série que possui duas temporadas, com 14 episódios no total.
A primeira temporada de Anne+ pode ser acompanhada no YouTube. Se você já conhecia e é fã perdoe qualquer erro que venha falar dela por aqui.
A trama
Na trama, acompanhamos a Anne do título, vivida por Hanna van Vliet (Quicksand). Ela é uma pessoa que anda muito confusa com sua vida. Tem que conciliar o desafio de escrever um livro e precisa também resolver sua vida amorosa com a namorada Saar, interpretada por Joumal Fattal (Zuidas), que agora mora no Canadá e apoia o poliamor. A jovem vive tudo isso de uma forma automática até conhecer Lou (Thorn Roos de Vries), uma drag queen não-binária que a faz pensar em suas escolhas para a vida.
Eu rogo para que um dia eu não precise anunciar que um filme é LGBTQIA+. Isso porque, ao fazermos isso, acabamos nichando a obra. Anne+: O Filme possivelmente será visto pelas pessoas interessadas e deixa de fora quem tem algum certo problema com essa temática.
Digo isso, pois não há muitas diferenças entre os LGBTQIA+ e os héteros corriqueiros de nossa sociedade quanto à vida diária. Todos vivem dilemas pessoais muito parecidos e humanamente iguais. No lugar de Anne poderia ser qualquer um enfrentando os mesmos problemas.
Uma história cotidiana
Falando sobre o filme em si, Anne+: O Filme é um diário de uma pessoa que ainda não se encontrou na vida e que não sabe disso. Às vezes ficamos na zona de conforto e não conseguimos perceber o quanto isso pode nos deixar perdidos para a vida. A falta de uma comunicação com a pessoa amada pode nos deixar atônitos perante ao que queremos de verdade para nós. Geralmente ligamos o piloto automático e rumamos junto com a correnteza por parecer o mais óbvio, quando nem sempre é.
Tem certos momentos de nossa vida que precisamos de uma chacoalhada. Devemos sempre nos perguntar se é isso mesmo que queremos para nossas vidas. Por mais que amemos alguém, é preciso fazer o que você quer e tentar entrar em algum tipo de consenso. Isso evita choques de realidades tardias das quais acabarão todos magoados.
Conclusão
Tudo o que eu falei acima foi da personagem central da trama, mas posso me colocar direitinho no lugar dela. Aposto também que o leitor dessa resenha possa se identificar da mesma forma. Isso deixa a história com um formato mundano e corriqueiro. Nada de errado quanto a isso.
Assim, Anne+: O Filme é uma história intimista e pessoal que pode soar melhor do que qualquer épico por aí. Vê-lo pode fazer abrir sua cabeça de uma forma inesperada.
Onde assistir ao filme Anne+: O Filme?
A saber, Anne+: O Filme já está disponível para todos os assinantes da Netflix desde 11 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer de Anne+: O Filme, da Netflix
Anne+: O Filme (Netflix): elenco
Hanna van Vliet
Joumal Fattal
Thorn Roos de Vries
Ficha Técnica
Título original do filme: Anne +
Direção: Valerie Bisscheroux
Roteiro: Maud Wiemeijer, Valerie Bisscheroux e Hanna van Vliet
Duração: 94 minutos
País: Holanda
Gênero: drama
Classificação: 16 anos