‘Antônio Bandeira – O Poeta das Cores’ mostra a importância de um dos maiores artistas nacionais

Bruno Oliveira

Você sabe quem foi Antônio Bandeira? Por favor, não confundir com o ator espanhol Antonio Banderas. Se caiu aqui sem saber nada, como eu, segue uma breve explicação: ele foi um importante pintor e desenhista brasileiro, considerado um dos pioneiros da abstração lírica no Brasil. Nascido em Fortaleza, Ceará, ele desenvolveu uma linguagem artística única, marcada pela expressividade das cores, gestos livres e uma sensibilidade poética. Nascido em 1922 e morto aos 45 anos no ano de 1967, fez sua carreira no exterior e posteriormente trouxe o seu sucesso para o Brasil, mesmo estando à frente de seu tempo. Esse documentário ajuda a explicar quem foi esse artista do qual todos os compatriotas deveriam conhecer sua história.

Sinopse

O documentário traça a fascinante jornada de Antônio Bandeira, um dos pioneiros da arte abstrata no Brasil. Conduzido pelas memórias de seu sobrinho, Francisco Bandeira, o filme explora a vida e a obra deste talentoso pintor cearense, desde suas raízes no Ceará até sua ascensão no cenário artístico internacional em Paris. Através de um olhar íntimo e da apresentação de suas vibrantes telas, o documentário revela a personalidade, o processo criativo e o legado duradouro de um artista que revolucionou a pintura brasileira com sua expressividade e sua profunda sensibilidade às cores.

Antônio Bandeira - O Poeta das Cores

Precursor da arte abstrata no Brasil

Esse é o tipo de documentário que adoro. Ele é bem didático quanto à história do homenageado. Parece até bobo o que vou dizer, mas ele começa contando sua vida desde o princípio. Conta sua origem familiar e o desejo de não ser uma pessoa ordinária. Poucas imagens antigas de arquivo ilustram sua vida, enquanto as lacunas em nossa imaginação são preenchidas por depoimentos de especialistas, amigos e familiares. Aos poucos vamos entendendo a grandiosidade desse homem.

O Poeta das Cores

Não sou o maior conhecedor de arte que você vai ver por aí, para falar a verdade, eu não entendo nada disso. Porém, o longa consegue explicar didaticamente toda a importância de sua obra e o quase significado de cada obra dele. Por ser algo abstrato, não se pode ter certeza, mas as suas intenções ficam claras. O título Poeta das Cores também ganha sentido conforme a projeção avança. Quando suas artes aparecem na telona, tudo o que foi falando antes começa a fazer sentido e, de uma forma, até surreal, conseguimos compreender tudo. Um exercício brilhante de empatia e compreensão. Passar essa experiência das palavras para o sentimento é bem difícil, mas acho que o filme conseguiu transmitir bem essa sensação.

Condução familiar

Francisco Bandeira, sobrinho do próprio Antônio Bandeira, é que conduz essa película. Afinal, ninguém melhor que um familiar para honrá-lo dessa forma. Essa proximidade por laços de sangue oferece uma perspectiva mais íntima e pessoal sobre a vida e a obra do artista. Por falta de registros audiovisuais do pintor, o próprio sobrinho tenta refazer o caminho por lugares em que seu tio esteve e por onde andou nos anos em que ficou em Paris. Tudo isso para emular a atmosfera da época, entrar na mente e entender as motivações da criação de algumas de suas obras. Esse detalhe ajuda a valorizar as suas pinturas e a expressividade de suas cores, elementos centrais de sua arte.

Conclusão

Antônio Bandeira: O Poeta das Cores é um ótimo documentário que valoriza e mostra toda a importância de um dos nossos maiores artistas nacionais, não tão conhecido pelo público em geral. A curta duração de 80 minutos torna a narrativa fluida e precisa. Todos os relatos são bem-vindos e conseguem suprir as informações, fazendo um apanhado vasto da vida desse importante ícone da pintura abstrata. Infelizmente, creio que esse filme só repercutirá dentro de um pequeno nicho. Indico para todos os amantes de arte e para quem já é um conhecedor da carreira de Antônio Bandeira.

Onde assistir ao documentário Antônio Bandeira – O Poeta das Cores?

O documentário Antônio Bandeira – O Poeta das Cores está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 10 de abril de 2025.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Trailer – Antônio Bandeira – O Poeta das Cores

Ficha Técnica – Antônio Bandeira – O Poeta das Cores

Título original: Antônio Bandeira – O Poeta das Cores
Direção: Joe Pimentel
Duração: 80 minutos
País: Brasil
Gênero: documentário
Ano: 2024
Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

NAN