‘Antraz: EUA Sob Ataque’ é mais um ótimo documentário da Netflix
Bruno Oliveira
O ano era 2001. O mundo tentava entender os ataques do 11 de setembro e os Estados Unidos viviam em um alerta geral de possíveis novos ataques terroristas. Apenas três semanas após esse fatídico dia, um jornalista recebeu uma carta e inalou antraz que vinha dentro do envelope. Outras cartas foram enviadas pelo país ocasionando em um total de cinco mortes e dezenas de pessoas com sequelas.
Muito se falou se não era a continuação dos ataques feitos pela a Al Qaeda. Uma investigação começou e logo se dão conta de que o ataque estava vindo de dentro do país. É assim que começa o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks), filme que estreou nesta quinta-feira no catálogo da Netflix.
Documentário e dramatização
Antraz: EUA Sob Ataque é um híbrido de documentário e romantização. Embora a parte documental seja a mais predominante, temos uso de atores para demonstrar como foram certas situações. O texto foi baseado em e-mails escritos e relatórios feitos pelo próprio FBI. Esse detalhe nos dá uma dinâmica boa do que começamos a acompanhar. O papel principal fica para o ator Clark Gregg (Os Vingadores), que interpreta o Dr. Bruce Ivins, peça importantíssima para desvendar o mistério de quem enviou as cartas.
Eu já tinha conhecimento do Antraz, mas nunca soube o que era exatamente. Sei que era algo mortal, caso inalado, e mais nada. Pois trata-se de uma doença causada por uma bactéria que forma esporos dentro de você. Ela, para sobreviver, tem que matar o que está em sua frente. Por isso é tão perigosa. Se inalar diretamente, a morte é certa, e quem está em volta sofrerá com alguns sintomas pesados. A bactéria pode ficar no ar e, caso caia na terra, vai destruir tudo o que for vivo até não existir mais nada. Ou seja: uma forma letal e cruel de morrer.
Leia também:
Quatro filmes e séries que contaram com Rainha Elizabeth II
‘Armageddon Time’, com Anthony Hopkins e Anne Hathaway, ganha trailer: ASSISTA!
‘Diorama’ é uma pequena joia na mesmice do catálogo da Netflix
Plot twist
Partindo daí, a investigação leva a acreditar que o inimigo está dentro dos Estados Unidos, por motivos de manuseio e envio das cartas com as substâncias. Os principais laboratórios do país viram os principais suspeitos e um pente fino para achar o responsável começa. O FBI não conseguiu avançar muito nas investigações e sempre dava com a cara na parede. Os próprios agentes causaram uma lambança acusando alguém erroneamente. E tudo isso transforma a apuração na mais cara da história, com os agentes gastando mais de US$ 10 milhões nos anos subsequentes.
Quando se passam alguns anos é que começa a vir o grande plot twist da história. Esse detalhe manterei em segredo e fica para você ver os rumos da investigação. Quanto a isso, tenho apenas um adendo de reclamação a fazer. Apesar de toda a narrativa nos levar para um ponto, o seu resultado é inconclusivo. Temos indícios, motivos e pequenas provas que podem comprovar a autoria do atentado, mas, infelizmente isso não é o suficiente. As evidências concretas e reais não são comprovadas. Esse detalhe nos dá um final aberto que acaba por ser agridoce para quem acompanhou do início ao fim.
Conclusão
Antraz: EUA Sob Ataque é mais um ótimo documentário para a lista da Netflix. Ficamos presos e muito atentos para a próxima pista, e a narrativa é bastante interessante. A mistura de documentário e dramatização funcionou e não soou falsa. As partes técnicas são explicadas de uma forma bem didática que conseguimos entender bem o que está sendo feito e por que os agentes federais resolveram seguir um caminho. Para quem já gosta de documentários, esse é obrigatório. Mas quem curte uma história de investigação, também tenho certeza que sairá feliz com essa produção.
Onde assistir ao documentário Antraz: EUA Sob Ataque?
A saber, Antraz: EUA Sob Ataque estreou nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do documentário Antraz: EUA Sob Ataque, da Netflix
Antraz: EUA Sob Ataque: elenco do documentário da Netflix
Clark Gregg
Regan Burns
Brigitte Kali Canales
Tongayi Chirisa
Peri Gilpin
Chris Johnson
Ficha Técnica do documentário Antraz: EUA Sob Ataque, da Netflix
Titulo original do filme: The Anthrax Attacks
Direção: Dan Krauss
Roteiro: Dan Krauss
Duração: 94 minutos
País: Reino Unido e Estados Unidos
Gênero: documentário, policial
Ano: 2022
Classificação: 16 anos