‘Arctic Dogs’ (Netflix) | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Quero ser cachorro.
Lá no Ártico, longe de tudo e de todos, havia uma raposinha branca chamada Swifty (Jeremy Renner). Camuflado por sua cor, ele vivia passando despercebido e sonhando em ser promovido a puxador de trenó junto com a Cachorrada, mas não consegue passar de extremamente adequado, competente o bastante ou satisfatoriamente apropriado.
E Arctic Dogs, animação do diretor Aaron Woodley é basicamente isso. A história de um cara legal que só quer aparecer um pouco mais e, quem sabe, impressionar sua amiga de infância Jade (Heidi Klum) enquanto enfrenta o temível Otto Von Morsa (John Cleese) em seu plano maquiavélico de esquentar a parada.
Elenco salva o filme do comum
Com uma animação simples, o filme se salva pela escolha acertada do elenco de vozes para os personagens e aquelas piadas típicas de ambiente de trabalho, indo da chefa tirana à crise de ansiedade pela qual todos passam quando não alcançam o que querem.
Leia mais:
– NETFLIX | CONFIRA OS LANÇAMENTOS DE DEZEMBRO DE 2019
– ‘PÁSSARO DO ORIENTE’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘O IRLANDÊS’ (NETFLIX) | CRÍTICA
Minions genéricos
Outra coisa que me chamou a atenção – e não sei dizer exatamente o porquê – são os minions do vilão. Papagaios do mar que não são hilários quanto os assistentes de Meu Malvado Favorito, mas que lembram aqueles patinhos de borracha de banheira. Coisinhas fofas que você aperta só pra ouvir piando. E não duvido que tenham sido criados assim pensando em uma linha de brinquedos.
Por fim, pode-se dizer que Arctic Dogs poderia ter sido mais ousado se não tivesse sido polido por cinco roteiristas ou tivesse uma duração mais curta. Mas, como o seu protagonista, é adequado ou apropriado para as crianças pequenas. Certamente elas vão gostar de ver aquela galerinha alto astral aprontando altas confusões na neve.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Arctic Dogs
Direção: Aaron Woodley
Roteiro: Bob Barlen, Cal Brunker, Matthew Lyon, Bryan Thompson, Aaron Woodley
Elenco: James Franco, Heidi Klum, Jeremy Renner, Alec Baldwin
Distribuição: Netflix
País: Canadá
Gênero: animação
Ano de produção: 2019
Duração: 92 minutos
Classificação: livre