‘As Fotos Vazadas’ justifica sua repercussão
Jorge Feitosa
Prestes a receber uma bolsa de estudos e reconhecida por seu trabalho na divulgação de uma peça aspirante a premiações, Sur (Shenina Cinnamon) não poderia estar mais orgulhosa de seus feitos, ainda que não conte com o apoio do pai rabugento. Mas como ela é uma mulher na Indonésia, um dos países mais repressores do sexo feminino em toda a Ásia, qualquer deslize pode colocar tudo abaixo.
Lançado recentemente pela Netflix, As Fotos Vazadas (Penyalin Cahaya/Photocopier) é um filme indonésio escrito e dirigido por Wregas Bhanuteja, um novato em longas que já vem angariando prêmios por sua obra. Merecidamente, diga-se desde já.
Sinopse
Na trama, Sur participa de uma festa regada a álcool, cujo consumo no país é altamente restrito e pode levar a severas sanções. Algo que ela sente na pele ao perder sua bolsa de estudos por ter fotos suas de pileque vazadas na internet.
Portanto, inconformada e expulsa da própria casa, ela decide a todo custo reverter sua situação, o que a leva investigar seus próprios colegas da companhia de teatro que arrogam para si mesmos a condição de família e proteção mútua.
Mas como muitas vezes os abusadores se encontram no próprio seio familiar, a protagonista não tarda a descobrir que sua maior batalha é contra aqueles em quem mais confiava. Assim como o descaso machista e a uma cortina de fumaça que vai muito além das pulverizações contra mosquitos feitas pelo governo.
Roteiro, direção e elenco de primeira
Apesar da duração excessiva, o roteiro, bem como a direção e o elenco trabalham de forma azeitada pra não deixar que a trama fique modorrenta. De fato, algo notável pra um time de atores jovens e um diretor com apenas alguns curtas-metragens no currículo, que conseguem falar sobre os abusos aos quais as mulheres são submetidas de maneira incisiva e sem apelar para o melodrama.
Por fim, As Fotos Vazadas justifica sua repercussão e os louros que vem recebendo. Além disso, ainda mostra a força do cinema indonésio com produções que vão além dos bons filmes de pancadaria.
Onde assistir ao filme As Fotos Vazadas?
A saber, o filme As Fotos Vazadas está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme As Fotos Vazadas, da Netflix
As Fotos Vazadas (Netflix): elenco do filme
Shenina Cinnamon
Chicco Kurniawan
Jerome Kurnia
Ficha Técnica
Título original do filme: Penyalin Cahaya / Photocopier
Direção: Wregas Bhanuteja
Roteiro: Wregas Bhanuteja e Henricus Pria
Duração: 130 mintuos
País: Indonésia
Gênero: suspense
Classificação: 16 anos