As Garotas de Cristal crítica do filme da Netflix

‘As Garotas de Cristal’ é belo, mas longo demais

Wilson Spiler

|

8 de abril de 2022

O balé sempre forneceu cenas clássicas e belíssimas para o cinema. Afinal, a dança é leve, mas geralmente permeada pela tensão de não poder errar, elevando ao máximo o nível dos treinos de quem pratica as coreografias. As Garotas de Cristal (Las Niñas de Cristal), filme espanhol que acaba de estrear na Netflix, é mais uma dessas produções que prometem encantar pela beleza do espetáculo.

Certamente inspirado em produções de suspense/terror como Cisne Negro (2010), Suspiria (2018/1977) e até no mais recente Pássaros de Liberdade (2021), As Garotas de Cristal conta a história da bailarina Aurora (Paula Losada), que, sentindo a pressão do papel principal no espetáculo, faz amizade com a colega de profissão Irene (María Pedraza). Assim, as duas criam um mundo só delas para fugir da realidade.

Roteiro prejudicado

Bebendo das fontes de inspiração, o filme apresenta cenas belíssimas de dança e uma trilha sonora de tirar o fôlego. No entanto, a sua longa duração prejudica o roteiro, que acaba tendo que ser preenchido com situações desnecessárias para o bom andamento da projeção.

Mas, diferentemente das produções citadas como referências, As Garotas de Cristal funciona também como um romance LGBTQIA+. Tudo vai depender do ponto de vista do espectador, já que essa “oficialização” não é feita no filme. Essa diversidade no gênero, que passeia por suspense, drama e romance, eleva a percepção sobre a obra, ainda que o roteiro tenha sua “encheção de linguiça”, como citado anteriormente.

Em resumo, As Garotas de Cristal está longe de ser um filme inovador, mas o balé é sempre vistoso aos olhos e uma trilha recheada por música clássica é como poesia para os ouvidos, ainda que a trama nem passe perto de ser instigante.

Onde assistir ao filme As Garotas de Cristal?

A saber, o filme As Garotas de Cristal estreou nesta sexta-feira (08) no catálogo da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme As Garotas de Cristal, da Netflix

As Garotas de Cristal (Netflix): elenco do filme

María Pedraza
Paula Losada
Mona Martínez

Ficha Técnica

Título original: Las Niñas de Cristal
Diretor: Jota Linares
Roteiro: Jota Linares e Jorge Naranjo
Duração: 139 minutos
País: Espanha
Gênero: drama
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
6
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 6

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme