‘Assassino Sem Rastro’ é Liam Neeson sendo ele mesmo, só para variar
Agenor Florentino
Nos últimos anos, houve uma leva de filmes com atores de ação que eram considerados aposentados, mas que ainda estão na ativa. Alguns muito bons, outros nem tanto. Nessa leva, um ator em específico decidiu apostar em uma fórmula onde praticamente todo longa-metragem tem uma história relativamente parecida, fazendo uso do famoso clichê que ainda agrada muita gente. E é assim que Liam Neeson vem fazendo películas com qualidade duvidosa, mas voltada para os fãs do gênero. E seu novo filme Assassino Sem Rastro (Memory) não é diferente.
A direção de Martin Campbell, que, inclusive, também dirigiu 007 – Cassino Royale em 2006, traz resquícios de sua assinatura em filmes, seja pela ação, ou então pelo modo como a história de desenrola.
Leia também:
‘Adão Negro’ – Primeiro trailer é revelado
‘Até a Morte: Sobreviver É a Melhor Vingança’ discute relacionamentos abusivos’
‘O Fotógrafo e o Carteiro’, um crime que não pode ser apagado da História
A trama
Na história, temos Alex (Liam Neeson), um exímio assassino de aluguel que quer se aposentar da vida de crimes, mas que precisa fazer um último trabalho que vai lhe render um bom dinheiro. Além disso, trata-se de um favor para um antigo amigo. Mas o que ele não sabia era que isso também envolvia matar uma criança. Isso é algo que vai contra todo seu código de conduta. No entanto, ao se recusar a fazer o que lhe foi mandado, ele começa a ser perseguido por quem lhe contratou e se vê em uma rede de corrupção muito maior do que poderia imaginar.
É interessante quando um filme apresenta logo de seu início sua proposta em seu modelo mais puro. Em Assassino Sem Rastro, é exatamente o que acontece. Isso porque se trata de uma longa que utiliza de todos os clichês já muito bem conhecidos em obras do gênero e os adapta a um protagonista que já está em uma idade avançada. Assim, usa e abusa de recursos de filmagem para delimitar a ação e também para que a história seja contada de uma maneira mais simplificada.
Neste ponto, cada núcleo é bem apresentado e desenvolvido, pois ambos irão culminar na resolução do mesmo problema. Vincent Serra (Guy Pearce) é um personagem muito interessante, afinal, atuando como policial, entende que algo de errado acontece dentro da corporação. O roteiro nos leva, por muitas vezes, a uma divisão de protagonismo com Neeson, servindo como os olhos do espectador para o que está acontecendo.
Alzheimer, tráfico de pessoas e abuso infantil
A temática do Alzheimer se faz bastante presente, pois o personagem principal possuiu grau da doença que vai aumentando conforme do desenvolvimento do filme. A obra trata de elevar esse nível à medida que o protagonista vai entrando em perigo, fazendo com que ele utilize outros meios para não precisar confiar na sua memória. Além disso, o tráfico de pessoas e o abuso infantil são pontos em que o longa toca para mostrar a disparidade do socorro quando o outro lado precisa de ajuda.
Assassino Sem Rastro está longe de ser um filme totalmente original e tem alguns excessos na narrativa que poderiam ter sido mais bem desenvolvidos, bem como enxugados na trama. Isso faz com que o segundo ato se torne um pouco repetitivo, cansativo e previsível. Mas, ainda assim, é uma ótima pedida para os fãs de ação que quer apenas se divertir com uma trama que guarda uma interessante reviravolta em sua parte final.
Onde assistir ao filme Assassino Sem Rastro?
A saber, Assassino Sem Rastro estreia nesta quinta-feira, 9 de junho de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Assassino Sem Rastro
Assassino Sem Rastro: elenco do filme
Ficha Técnica: Assassino Sem Rastro
Título original: Memory
Direção: Martin Campbell
Roteiro: Dario Scardapane, baseado no livro de Jef Geeraerts e no personagem de Carl Joos
Duração: 114 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano: 2022
Classificação: 16 anos