Assassinos da Lua das Flores não agradará a todos, mas merece uma chance de ser visto
Bruno Oliveira
Devo começar esse texto falando de Martin Scorsese, um dos diretores na ativa mais lendários que podemos citar. Ultimamente, ele tem entrado em uma briga polêmica, dizendo que alguns filmes blockbusters, principalmente de super-heróis, não são cinema de verdade. Desde então, ele tenta fazer seus filmes de uma forma diferente do restante. Histórias complexas baseadas em histórias reais com um enorme tempo de projeção. Foi assim em Silêncio (2016), O Irlandês (2019), e agora, Assassinos da Lua das Flores. Não são filmes ruins, mas são difíceis de serem maturados. Há quem diga que são obras-primas e tem quem ache eles chatos e soberbos. Não importa o veredito final, importa apenas que Martin Scorsese, ainda assim, consegue fazer filmes que ficam na boca do povo por um tempo, e isso só um cineasta de qualidade é capaz de fazer.
Leia mais:
O Menino e a Garça chega forte ao Oscar 2024 com animação belíssima
Anatomia de Uma Queda surpreende com autenticidade e atuações
Na virada do século 20, a nação indígena Osage descobriu uma enorme quantidade de petróleo em suas terras e com isso viraram uma das nações mais ricas do mundo de um dia para o outro. Visando toda essa riqueza, homens brancos como William Hale (Robert De Niro) e seu sobrinho Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio) começam a tentar manipular e extorquir dinheiro dessa nação. O melhor método é usando Ernest para se casar com Mollie (Lily Gladstone), uma índia Osage com diabetes que é herdeira de uma das maiores fortunas da região. Com o início de vários assassinatos suspeitos e sem investigação, o FBI volta a sua atenção para descobrir o que de fato está acontecendo.
Baseado em uma história real
Essa história é baseada no livro Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, Morte e a Origem do FBI escrito por David Grann e lançado em 2017. Ele por si só é inspirado em uma história real. Toda essa maldade humana que vimos durante toda a projeção realmente aconteceu e é o tipo de coisa que me dá cada vez mais nojo do homem branco. Quantas atrocidades vimos por aí usando a narrativa de que são superiores e que são os verdadeiros donos da terra. Chega a ser nojento acompanharmos os protagonistas, pois eles são os vilões e demora bastante até que a justiça chegue. Uma certa redenção é esperada, mas ela vem em conta gotas.
Um roteiro difícil de conseguir sua empatia
Esse é um roteiro muito difícil de ser escrito. É preciso ter o mínimo de empatia por Leonardo DiCaprio (Titanic), nosso protagonista, mas o sentimento não chega. Cabe a nós ficarmos ao lado de Mollie Burkhart, vivida por Lily Gladstone (First Cow – A Primeira Vaca da América). Ela é uma mulher forte, decidida, mas que não consegue notar o que está acontecendo de verdade em sua volta. As manipulações são cruéis e os verdadeiros inimigos são aqueles que dizem serem os melhores amigos. Esse é um filme muito difícil de acompanhar, pois parece que não temos recompensas.
Martin Scorsese brilhante e enfadonho
A direção de Martin Scorsese é sempre brilhante. Mesmo com muitos personagens, ele faz a história ser completamente entendida e instigante. Ficamos muito interessados pelo que está acontecendo e para onde a história vai. Seu principal problema atualmente é esticar demais uma história que poderia ser menor. Esse seu novo método tende a tornar o filme enfadonho, dessa forma cansando o público. Eu mesmo não consegui ver direito, tive que pausar algumas vezes para dar um certo descanso. O FBI só entra na história quase aos 40 minutos do 2º tempo. Muito tardiamente e o sentimento de maldade ainda sobressai em tudo o que acontece de “bom” depois.
Conclusão
Apesar de todo esse cansaço que me causou, não posso negar que é um bom filme. Mas, a verdade é que não me pegou como deveria. Assassinos da Lua das Flores é bom, porém enfadonho. Há quem vá amar e quem vá odiar. Essas são reações normais a uma obra como essa. Vale mencionar que ele tem 11 indicações ao Oscar 2024, ou seja, não é um mero longa-metragem. De uma forma ou de outra, merece uma chance de ser visto.
Onde assistir o filme Assassinos da Lua das Flores
O longa está disponível para assistir no streaming da Apple TV Plus.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Assassinos da Lua das Flores
Ficha Técnica do filme Assassinos da Lua das Flores
Título original: Killers of the Flower Moon
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Martin Scorsese e Eric Roth baseado no livro escrito por David Grann
Elenco: Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Tantoo Cardinal, Johh Lithgow, Brendan Fraser, Cara Jade Myers, Janae Collins, Jillian Dion, Jason Isbell, William Belleau, Louis Cancelmi, Scott Shepperd, Talee Redcorn, Yancey Red Corn, Tatanla Means
Data de estreia: 19 de outubro de 2023
Duração: 206 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama, História
Ano: 2023
Classificação: 14 anos