Leia a nossa crítica do filme Asteroid City (2023), de Wes Anderson

Filme é dirigido por Wes Anderson. Foto: divulgação / Pop. 87 Productions - Focus Features

Asteroid City não é um filme para novos fãs de Wes Anderson

Bruno Oliveira

Nada mais justo começar essa resenha falando sobre Wes Anderson, o produtor, diretor e roteirista desse filme que vos falo. Ele é um daqueles diretores que possui uma assinatura própria. Você olha para a tela e logo sabemos que ele é responsável. Ele possui como características principais um humor sútil, uma escrita muito inteligente e rápida, um visual excêntrico beirando o non sense, além de sempre contar com um elenco gigante e estrelar. Asteroid City tem tudo isso e mais um pouco.

Leia mais:

A história se passa na pequena cidade no meio do deserto norte-americano chamada Asteroid City, em meados da década de 1950. Ela possui esse nome pois há 5000 mil anos uma asteroide caiu nesse lugar e é a grande atração dessa pequena cidade (a cratera + o asteroide). Ao realizarem uma convenção de jovens gênios na pacata cidade, um acontecimento interplanetário deixará todos os habitantes e visitantes em quarentena até que tudo seja devidamente resolvido.

Loucura (ou genialidade) de Wes Anderson. Foto: divulgação / Pop. 87 Productions – Focus Features

Uma narrativa peculiar e nada convencional

Esse filme definitivamente não é nem um pouco convencional. Ele começa em preto e branco com um narrador nos dizendo que vamos ver a encenação de uma peça. Conhecemos o autor, os atores e como ela vai funcionar com o nosso olhar nos bastidores. Quando a peça realmente começa, somos transportados para um mundo colorido em tons pasteis como se fosse o filme mesmo em definitivo, mas a todo momento somos informados sobre Atos e Cenas que veremos. Isso nos lembra o tempo todo que se trata de uma peça de teatro. Loucura (ou genialidade) de Wes Anderson.

Confesso que demorei um pouco para me acostumar com essa narrativa. Muitos personagens, um mundo non sense com pessoas beirando a estranheza e acontecimentos malucos na cidade estavam me tirando um pouco do filme. Isso, até o fim do 1º ato. É nesse momento que o roteiro dá uma girada e a gente se entrega ao abstrato de uma forma tão natural que parece que foi assim desde o início. O que me fazia olhar torto no início, passou a me fazer sorrir desse momento para o final.

A direção do Wes Anderson é notoriamente boa demais. Ele tem o total controle do lugar e das pessoas. Seus takes são feitos sempre sob medida e com a noção do que virá a seguir. É difícil explicar isso em um texto. É difícil até achar as palavras certas para isso, mas tenho a sensação de que ele conseguiria fazer tudo isso de olhos fechados.

Elenco de milhões. Foto: divulgação / Pop. 87 Productions – Focus Features

Elenco mais do que incrível

O elenco é daqueles que qualquer diretor daria tudo para tê-lo em seus filmes. São poucos diretores que possuem essa moral. Além dos atores principais como Jasom Schwatzman (Moonrise Kingdom), Scarlett Johansson (Ela), Tom Hanks (Náufrago), Jeffrey Wright (Batman), Bryan Cranston (Breaking Bad), entre outras dezenas mais, ainda temos participações especiais rápidas de nomes como Jeff Goldblum (Jurassic Park), Willem Dafoe (O Farol), Margot Robbie (Barbie), e até o nosso querido Seu Jorge, que para quem não sabe é amicíssimo de Wes Anderson e já atuou com o diretor em A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

Leia a nossa crítica do filme Asteroid City (2023), de Wes Anderson

Veja outros filmes do diretor. Foto: divulgação / Pop. 87 Productions – Focus Features

Conclusão

Asteroid City passa longe de meus filmes preferidos do diretor, porém, esse é um Wes Anderson legítimo que merece uma conferida. Não acho que seja uma obra que vá cair no gosto popular, pois ele é muito peculiar. Digo isso até mesmo para os fãs do diretor, mas acho que no final vai agradar somente a eles mesmo. Se nunca viu um filme dele, recomendo que o veja para ter uma ideia do que estou falando. Caso goste, ótimo. Basta rever sua filmografia e ficar feliz com suas obras.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Asteroid City

Ficha Técnica do filme Asteroid City

Título original: Asteroid City

Direção: Wes Anderson

Roteiro: Wes Anderson e Roman Coppola

Elenco: Jasom Schwatzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Jeffrey Wright, Bryan Cranston, Edward Norton, Jake Ryan, Maya Hawke, Rupert Friend, Hope Davis, Steve Park, Liev Screiber, Steve Carrell, Sophia Lillis, Tilda Swinton

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 10 de agosto de 2023

Duração: 105 minutos

País: Estados Unidos da América

Gênero: Comédia, Drama

Ano: 2023

Classificação:

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: