Atlantique Netflix

‘Atlantique’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

Fábula Africana.

“Pra onde foram os rapazes?”

O nome Ada, de acordo com a Bíblia, significa “lugar de delícias” ou “o Senhor concedeu benefícios”. É derivado de Édhen, o paraíso que todos conhecemos do Livro de Gênesis.

A trama

A saber, em Atlantique (Atlantics), filme da diretora francesa Mati Diop, que o roteiriza com Olivier Demangel, Ada é o nome da protagonista vivida pela novata Mame Bineta Sane, jovem da periferia de Senegal que vive à beira do oceano atlântico. Apaixonada pelo belo e esforçado Souleiman (Traore), ela está prometida em casamento ao abastado Omar (Babacar Sylla) por força da religião islâmica da família.

E com uma história tão simples, o filme de Diop nos entrega uma forte apresentação do drama dos explorados e refugiados africanos que deixam seu Éden para se entregar ao mar na esperança de que algo melhor os aguarde na Europa.

Leia mais:

‘HISTÓRIA DE UM CASAMENTO’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘ESPECIAL DE NATAL PORTA DOS FUNDOS: A PRIMEIRA TENTAÇÃO DE CRISTO’ | CRÍTICA
‘ARCTIC DOGS’ (NETFLIX) | CRÍTICA

Atlantique Netflix (1)

O mar tanto dá quanto tira

Mas o mar, com suas ondas que simbolizam o estado transitório da vida, tanto dá quanto tira e nem sempre a paixão humana consegue cruzá-lo. Algo que o filme explora de maneira magistral ao jamais mostrar qualquer embarque ou jornada de Souleiman e seus companheiros, mas somente os diálogos, as imagens das ondas e o som do vento, pontuados pela trilha sonora arrebatadora.

Já os elementos de horror contrapõem o mal estar da protagonista em não aceitar a união forçada e comparecer à festa de noivado literalmente com cara de enterro, enquanto um estranho mal estar acomete as companheiras daqueles que se aventuraram e o policial Issa (Amadou Mbow), que investiga a relação de Ada com estranhos ataques aos ricos locais.

Atlantique, enfim, não é um filme para ser apenas entendido, mas sentido. Afinal, seus diálogos, sons e imagens afetam o espectador ao mostrar que o mar pode cobrar um preço alto a quem por ele se aventura, deixando uma tristeza profunda e estranha nos olhos de quem fica.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Atlantics
Direção: Mati Diop
Roteiro: Mati Diop, Olivier Demangel
Elenco: Mame Bineta Sane, Amadou Mbow, Ibrahima Traoré
Distribuição: Netflix
País: Senegal, França, Bélgica
Gênero: Drama, Romance
Ano de produção: 2019
Duração: 106 minutos
Classificação: 14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN