Através da Minha Janela crítica do filme onde assistir elenco data de estreia

‘Através da Minha Janela’ é um filme problemático e alimenta discurso machista

Matheus Soares

Quando adolescentes, somos inundados por hormônios e consequentemente temos contato com material adulto. Por muitas vezes esse material se impregna na imaginativo do jovem e acaba virando alguns contos, as conhecidas ‘fan fic hot’. Esse tipo de literatura é muito famosa no site Wattpad e comum dentro da comunidade feminina. Nesse quesito, somos entupidos de histórias repetitivas e problemáticas, como 50 Tons de Cinza (fan fic baseada em Crepúsculo), After e 365 Dias.

Dito isto, a Netflix sabe olhar um sucesso e surfar nele e recentemente lançou o filme Através da Minha Janela (A través di mi Ventana), filme baseado em uma fan fic que virou livro.

O novo longa do streaming, narra a vida de Raquel (Clara Galle), uma jovem do ensino médio completamente obcecada por seu vizinho, o rico e popular Ares (Julio Peña). Ela tem seu computador recheado com cada passo e foto do rapaz, sendo uma verdadeira stalker. Mas como todo filme de romance, eles se trombam e começam a interagir de forma amorosa e sexual.

Problemas do filme

Como o próprio título do filme sugere, Através da Minha Janela traz diversas problemáticas, a começar pelo plano de fundo da história: uma garota maníaca e stalker (o que recentemente virou crime no Brasil). Essa questão é vista com muita simplicidade e de forma romântica. Sendo até prerrogativa para que Ares use e abuse da menina (e vice-versa).

Além disso, a película traz (mais uma vez) o homem como uma máquina de sexo, sem sentimentos, “frio e calculista”. Dessa forma, reforça a imagem do “macho” dentro da sociedade patriarcal atual. O que piora ainda mais quando fazem da protagonista como uma espécie de clínica, com todo aquele papo de “se apaixonar por ela” e que vai amolecendo com o passar do tempo. Exatamente, como acontece nas outras obras, tipo Crepúsculo, onde Bella abre mão até mesmo da sua singularidade como humana.

Mas, se você gostar de filmes repetitivos, que se apoiam na nudez, com diálogos rasos, Através da Minha Janela é perfeito para você. De fato, ele tem um público-alvo e isso é inegável. Mas é aquele mesmo nicho que que gostou de After e dos outros supracitados.

Por fim, não é um filme que vai agradar a quem gosta de entretenimento mais a fundo. Muito menos de um romance com maior desenvolvimento.

Onde assistir ao filme Através da Minha Janela?

A saber, o filme Através da Minha Janela está disponível para assinantes da NetflixAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Através da Minha Janela, da Netflix

Através da Minha Janela (Netflix): elenco do filme

Julio Peña
Clara Galle
Emilia Lazo
Guillermo Lasheras

Ficha Técnica

Título original do filme: A través di mi ventana
Direção: Marçal Forès
Roteiro: Eduard Sola
Duração: 116 minutos
País: Espanha
Gênero: romance
Classificação: 16 anos

Matheus Soares

Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!
NAN