Avatar 2 erra ao realizar lançamento em parque de golfinhos no Japão
Gilda Nobrega
Avatar 2 irritou os ativistas e protetores de animais. A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal, repudia a coletiva de imprensa de Avatar 2 realizada em um show de golfinhos no Japão. Apesar da mensagem de sustentabilidade do longa-metragem, ao realizar seu lançamento em um ambiente com animais silvestres em cativeiro, o cineasta James Cameron endossa o entretenimento exploratório de animais ao oficializar como parte da turnê publicitária de Avatar 2.
Leia também:
‘Filho da Mãe’ mostra como Paulo Gustavo faz falta
‘Nanny’ é uma ótima opção para quem gosta de suspense
Oppenheimer divulga primeiro trailer oficial
Criticado por organizações de bem-estar animal, Cameron, referindo-se ao mundo fictício em que os filmes Avatar se passam, apresentou o lançamento dizendo: ‘Bem-vindo a Pandora’, antes dos golfinhos entrarem na piscina com dois treinadores. “O filme explora o conflito entre humanos, ganância corporativa e a situação da natureza, fazer uma coletiva de imprensa sobre o tema em uma prisão de vida selvagem é uma hipocrisia da produção”, afirma David Mazitelli, gerente de campanha de vida silvestre da Proteção Animal Mundial no Brasil.
A organização alerta que esse tipo de divulgação da exploração da indústria de golfinhos em cativeiro tem o potencial de desfazer anos de progresso na luta pelo fim do sofrimento desses animais inteligentes. Os golfinhos em cativeiro estão confinados a um ambiente artificial minúsculo, estéril, 200 mil vezes menor que seu espaço natural, onde realizam truques de circo em troca de comida, são usados como pranchas de surf por treinadores e expostos à música alta, sujeitando-os a grande sofrimento. Para entender o nível de crueldade que existe por trás do entretenimento com golfinhos, acesse aqui.
Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)
A Proteção Animal Mundial é a voz global do bem-estar animal, com mais de 70 anos de experiência em campanhas por um mundo no qual os animais vivam livres de crueldade e sofrimento. Temos escritórios em 12 países e desenvolvemos trabalhos em 47 países ao todo. Colaboramos com comunidades locais, com o setor privado, com a sociedade civil e governos para mudar a vida dos animais para melhor.
Assim, nosso objetivo é mudar a maneira como o mundo trabalha para acabar com a crueldade e o sofrimento dos animais selvagens e de produção. Por meio de nossa estratégia global de sistema alimentar, vamos acabar com a pecuária industrial intensiva e criar um sistema alimentar humano e sustentável. Colocamos os animais em primeiro lugar. Contudo, ao transformar os sistemas falhos que impulsionam a exploração e a mercantilização, daremos aos animais silvestres o direito a uma vida silvestre. Nosso trabalho para proteger os animais desempenhará um papel vital na solução da emergência climática, da crise de saúde pública e da devastação de habitats naturais.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: