‘Awake’ promete tirar o sono de muita gente: de raiva
Wilson Spiler
Num dia comum das vidas de Jill (Gina Rodriguez), Matilda (Ariana Greenblatt) e Noah (Lucius Hoyos), mãe e filhos, respectivamente, eis que, de repente, todos os aparelhos eletrônicos param de funcionar. Esse fato acaba causando um acidente de carro com a família. Embora eles conseguiram se salvar da batida com vida, não sabiam que o pior estava por vir: as pessoas não conseguiriam mais dormir. Esse é o mote de Awake, filme que estreia na Netflix nesta quarta-feira (8).
A trama instigante que passava a ideia de uma ficção científica, dá lugar a um thriller promissor. Ainda mais quando descobrem que uma mulher da cidade e Matilda, a filha de Jill, estão conseguindo dormir. A falta de noites de sono mexe com o psicológico de todos os moradores, que começam a agir de forma estranha e passam a ter alucinações. Não podemos afirmar se esses são exatamente esses os sintomas desse problema, afinal, não somos cientistas. Mas é uma bela premissa para tornar tudo mais interessante.
A partir daí, a trama se divide entre religiosos, que acreditam que Matilda é um milagre de Deus apenas pelo fato de dormir; e cientistas, que pretendem capturá-la para estudar o que havia de diferente nela. Nessa, Jill e seus filhos escapam, quase transformando Awake em um filme road movie, já que boa parte da história se passa com eles em fuga.
[youtube v=”yOs4bXYGlqA”]
‘Awake’ é um bom filme?
Vale destacar que Awake não é um filme ruim, mas está longe do que prometia. A história se perde em determinados momentos, com personagens que não acrescentam nada e tornando-se uma produção comum e previsível. Dodge (Shamier Anderson), por exemplo, que dá carona para eles, é basicamente descartável, praticamente sem propósito.
As atuações também não são de encher os olhos, mesmo que possamos destacar a sobriedade de Gina Rodriguez (Miss Bala) e o desperdício de Jennifer Jason Leigh (Atypical), que interpreta uma psiquiatra. Além disso, há determinados momentos de pura vergonha alheia, como a tentativa de impor um drama para dar mais impacto aos acontecimentos. Em certo momento da fuga, por exemplo, Jill pergunta a Noah como está com a nova namorada e o filho responde que “não terá essa conversa com ela”. A cena tenta dar um pouco de humanidade aos personagens, já que a relação familiar não era das melhores. Mas há de concordar que se a convivência não era boa, não seria numa fuga em um mundo apocalíptico que será uma boa hora para tentar uma conversa mais pessoal, não é mesmo?
O filme Awake também não explica o motivo do fenômeno com os aparelhos eletrônicos, muito menos porque as pessoas não conseguem dormir. O longa ainda traz uma solução simplória para os fatos e um final que vai tirar o sono de muita gente: mas de raiva.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Onde assistir ao filme ‘Awake’?
Assista Awake na Netflix.
Trailer
[youtube v=”k42HgNZemCQ”]
Ficha Técnica
Título original do filme: Awake
Direção: Mark Raso
Roteiro: Mark Raso, Joseph Raso
Elenco: Gina Rodriguez, Jennifer Jason Leigh, Barry Pepper, Finn Jones, Lucius Hoyos, Shamier Anderson
Duração: 97 minutos
Data de estreia: qua, 09/06/21
País: Estados Unidos
Gênero: suspense
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos