BAC Nord Sob Pressão crítica filme netflix

‘Bac Nord: Sob Pressão’ mostra que a corrupção não tem nacionalidade

Wilson Spiler

Os distritos do norte de Marselha detêm um triste recorde: a maior taxa de criminalidade na França. Impulsionada por sua hierarquia, a BAC Nord, uma brigada de campo anticrime da região, busca constantemente a melhoria de seus resultados. Cansados da mesmice de sempre, três policiais têm a chance de desmantelar uma grande rede de tráfico. Mas as coisas se complicam quando uma informante faz um pedido.

O caso BAC Nord

A trama de BAC Nord: Sob Pressão (Bac Nord), filme incluído recentemente no catálogo da Netflix,  é inspirada no escândalo ocorrido em 2012, quando 18 dos integrantes da brigada foram julgados por tráfico de drogas e extorsão. Embora o caso seja real, trata-se apenas de uma base para a história, algo que a própria produção avisa no início da projeção.

O caso é intrigante e parece até uma situação cotidiana que o brasileiro tanto conhece, principalmente no Rio de Janeiro. Como filme, no entanto, BAC Nord: Sob Pressão é apenas mediano. Nada que obras do tipo já haviam realizado antes e com maior veracidade. Tropa de Elite e Cidade de Deus estão aí para não me deixar mentir. Isso para ficar apenas na nossa realidade.

Parece o Brasil, mas não é

De todo modo, é interessante ver que não só a nossa polícia é corrupta e violenta. Que esse câncer não é “genético” de um país específico, mas está entranhado no próprio ser humano, seja qual for a nacionalidade dele. Ainda mais com tantas injustiças sociais bem diante dos nossos olhos.

Por outro lado, também é importante constatar os perigos constantes pelos quais os policiais passam no dia a dia e como eles são mal remunerados em todos os cantos do planeta. Além disso, também é relevante observar como as esposas se portam diante da profissão de seus maridos. Mesmo que muitas vezes seja compreensível a derrocada para o lado ilegal, não justifica qualquer ato ilícito por parte dos oficiais.

BAC Nord: Sob Pressão também aborda a corrupção no próprio governo e na justiça, tornando o caso ainda mais semelhante com as conhecidas milícias brasileiras. Embora, como filme, não seja nada de excepcional, só de mostrar o lado podre dos bastidores do poder e das forças de segurança já vale a assistida.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme BAC Nord: Sob Pressão (Netflix)

BAC Nord: Sob Pressão (Netflix): elenco do filme

Gilles Lellouche
Karim Leklou
François Civil
Adèle Exarchopoulos

Ficha Técnica

Título original do filme: Bac Nord
Direção: Cédric Jimenez
Roteiro: Cédric Jimenez, Audrey Diwan
Data de estreia: sex, 17/09/21
Onde assistir ao filme ‘BAC Nord: Sob Pressão’: Netflix
País: França
Gênero: policial
Duração: 105 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN