Silvero Pereira, o Lunga

Silvero Pereira dá o recado (foto: Alvaro Tallarico)

‘Bacurau’ pré-estreia em Cine Odeon lotado

Alvaro Tallarico

*COM COLABORAÇÃO ESPECIAL DE BRUNO GIACOBBO (nas declarações)

Bacurau teve pré-estreia no Cine Odeon nesta segunda-feira (26/08). Foi no melhor estilo “tapete vermelho”, como falamos no meio jornalístico. pois havia toda uma preparação para recepção de imprensa e público.

Ademais, não havia local melhor, pois a Praça Floriano e seus arredores abrigaram alguns dos mais importantes cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro, por isso, Cinelândia. Hoje, o imponente Odeon é o único que resiste bravamente. Ou seja, tudo a ver com o filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho.

“O filme teve pré-estreias nos últimos dois fins de semana. Tem um boca-a-boca muito forte de quem já viu e a gente estreia dia 29 em 200 salas, o que é muito raro para um filme brasileiro e pernambucano”, disse Kleber.

Leia mais:

– CRÍTICA | ‘BACURAU’
– EM COLETIVA DE ‘BACURAU’, ELENCO FALA SOBRE MARIELLE, CENSURA E NORDESTE
– ‘BACURAU’ É SELECIONADO PARA A MOSTRA PRINCIPAL DO NEW YORK FILM FESTIVAL
REALISMO FANTÁSTICO

Além disso, Bacurau apresenta um realismo fantástico e sequências que, como muitos citaram, remetem aos filmes de John Carpenter, contudo, com aquele toque brazuca todo especial e único, impondo nossa cultura e trazendo algumas referências históricas nordestinas.

A saber, em um paralelo com o momento do país, Kleber declarou: “Um filme não é uma reportagem. A gente não filmou ontem e editou hoje à noite, mas estávamos sempre prestando atenção no Brasil e no mundo. Foi feito sem impedimento ou censura e chega em um momento muito estranho do país, o que explica a energia que está gerando. Estão encontrando em Bacurau algum tipo de reflexão e reflexo. Mas é um filme de aventura e ficção científica com efeitos especiais brasileiros.”

Bacurau é sobre uma cidade no interior do nordeste que some do mapa na internet e recebe alguns visitantes esquisitos.

SILVERO PEREIRA CHEGA CAUSANDO

Enfim, a sessão estava lotada. Inclusive, na plateia, havia nomes como Daniel Filho e Gregório Duvivier.

O ator Silvero Pereira, que vive o Lunga no filme, chegou com muita magnificência usando um papel escrito “Censura Não” na boca. Como esperado, foi ovacionado e muito requisitado.

Diversas vezes, os espectadores batiam palmas durante a exibição, mostrando a catarse que o longa-metragem vem proporcionando em suas exibições.

Durante o evento, certamente percebia-se um grande entrosamento entre o elenco, o qual atendeu a todos os veículos com paciência e alegria.

KARINE TELES, A FORASTEIRA E O BRASIL

“Foi incrível trabalhar com Kléber e Juliano (Dornelles), são diretores muito generosos, parceiros no sentido de que gostam das pessoas que convidam para trabalhar e dão voz. Esse elenco de mais de 50 pessoas virou um grupo, uma sensação de trupe teatral.”, disse Karine.

Bruno Giacobbo ainda perguntou sobre a relação do filme com o Brasil de agora para Karine: “O que está acontecendo no Brasil não surgiu agora. Todo esse movimento reacionário, moralista, estava aí. Só que a gente estava em uma evolução muito grande de conquistas, então a sensação era que isso tinha sido deixado para trás. Mas essas questões não foram superadas. Os diretores fazem uma observação pertinente sobre essa sede de poder. Essa superioridade estúpida de quem se acha melhor do que o outro não é de hoje. Neste momento estamos enxergando isso com muita força e toda obra de arte, toda conversa, é fundamental para sabermos como lidar com isso. De que lado você está, no que você acredita?”.

Karine Teles Bacurau Elenco

Karine Teles elogiou o elenco (foto: Alvaro Tallarico)

A Forasteira, personagem de Karine Teles, é uma crítica ao brasileiro arrogante que se vê como especial, superior. Devido ao lugar onde nasceu (“o sul, mais rico”, diz no filme) e pela cor de pele. Contudo, a lição fica bem clara durante a exibição.

Afinal, Sônia Braga apareceu como estrela e praticamente monopolizou os flashes dos fotógrafos. Bem como atendeu transeuntes, curiosos e passantes, embasbacados por ver essa grande atriz do cinema brasileiro tão de perto.

Sônia Braga em Bacurau

Sônia Braga, elegância na pré-estreia de Bacurau no Odeon (foto: Alvaro Tallarico)

Em síntese, Bacurau pré-estreia arrasando. Sendo que a estreia mesmo é nesta quinta-feira, dia 29/08, com ação, aventura, fantasia e efeitos especiais de qualidade. Além do mais, tem caracterizações caprichadas e um duelo entre estadunidenses fortemente armados e uma comunidade nordestina brasileira unida e resistente. Quem sairá vencedor?

 

Alvaro Tallarico

Jornalista vivente andante (não necessariamente nessa ordem), cidadão do mundo, pacifista, divulgador da arte como expressão da busca pela reflexão e transcendência humana. @viventeandante
NAN