‘Barba, Cabelo e Bigode’ surpreende pela criatividade
Bruno Oliveira
Lucas Penteado, que ficou nacionalmente conhecido após participar do BBB 21, estrela Barba, Cabelo e Bigode, uma comédia brasileira extremamente simpática que acabou de chegar na Netflix. Essa nova produção explora a vida do subúrbio carioca de uma maneira simples, divertida e com boas pitadas de humor. Tudo isso regado de muito funk e cultura suburbana.
Sinopse
Richardsson (Lucas Penteado) é um garoto muito bondoso, mas que está naquela fase de que não sabe o que fazer na vida. Embora queira entrar na faculdade, seu desejo maior é cortar cabelo no Saigon, o salão de beleza em que sua mãe é dona. Essa vontade só aumenta depois que fica sabendo que ela está devendo três meses de aluguel. Desse momento em diante, nosso protagonista começa a pensar em um jeito de ajudá-la ao mesmo tempo em que vai em busca do seu sonho. Tudo isso com muitas confusões e muito humor.
Leia também:
Mubi dedica especiais a Tilda Swinton e Renata Pinheiro em agosto
Brendan Fraser engorda mais de 200kg para novo filme de Aronofsky
Assista ao primeiro trailer de ‘Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes’
Cara de sitcom
A primeira impressão que tive de Barba, Cabelo e Bigode foi que parecia um piloto para uma nova série de sitcom que vai estrear por aí. A forma como o nosso protagonista se apresenta, como ele conversa com o público através da quarta parede, bem como o jeito em que conhecemos os coadjuvantes, me fez sentir o “cheiro” disso. Se essa ideia não existe, por favor, façam acontecer. Acredito que tem um grande potencial para isso. Ainda mais quando analisamos os personagens um a um, e notamos que são ótimos estereótipos dignos de uma comédia de meia hora.
Lucas Penteado consegue conduzir bem o protagonismo. Esbanjando simpatia desde o início, conseguimos comprar o seu jeito simples, amigável e que quer ajudar a todos, mesmo que seja um grande trapalhão em muito momentos. A comédia que o filme entrega é bem simples e certamente vai agradar aos órfãos de A Grande Família. Lá, eles eram suburbanos brancos, enquanto aqui estamos falando de protagonistas pretos que são orgulhosos de sua cultura.
Tem defeitos, mas é criativo
Outro detalhe que me agradou foi a sua narrativa. Embora não deva agradar a todos, sua criatividade me ganhou. A quebra da quarta parede, o fato do protagonista se perguntar se determinado artifício é uma ferramenta narrativa ou não, bem como mensagens do Whatsapp jogadas na tela, são grandes exemplos de algo bem atual. Isso tudo o torna bastante dinâmico e, junto com seus 91 minutos de projeção, faz com que a produção seja vista sem nenhuma dificuldade.
Barba, Cabelo e Bigode possui seus defeitos, principalmente em se falando de roteiro. Temos personagens que são apresentados que não dão em nada. Aparecem e simplesmente somem porque não são mais necessários. Acreditei piamente que teria alguma reviravolta no final, mas não, era só isso mesmo. O próprio texto garante boas tiradas, como o namorado da irmã que é branco e que vê todo o subúrbio como um grande TCC antropológico. Quem conhece o tipo, sabe do que estou falando. Além disso, ele ganha nota 10 no quesito de abordar a bissexualidade do personagem de uma forma bem mundana a ponto de parecer muito natural.
Conclusão
Em sua, Barba, Cabelo e Bigode é uma boa comédia nacional que chega devagar, mas que tem o potencial de acabar na lista de mais assistidos da Netflix brasileira.
Onde assistir ao filme Barba, Cabelo e Bigode, da Netflix?
A saber, Barba, Cabelo e Bigode estreou nesta quinta-feira, 28 de julho de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Barba, Cabelo e Bigode, da Netflix
Barba, Cabelo e Bigode (Netflix): elenco do filme
Lucas Penteado
Neuza Borges
Nando Cunha
Serjão Loroza
Juliana Alves
Solange Couto
MV Bill
Yuri Marçal
Ficha Técnica do filme Barba, Cabelo e Bigode, da Netflix
Título original do filme: Barba, Cabelo e Bigode
Direção: Rodrigo França
Roteiro: Marcelo Andrade, Silvio Guindame e Anderson França
Duração: 91 minutos
País: Brasil
Gênero: Comédia
Ano: 2022
Classificação: 14 anos