Bartkowiak crítica do filme da Netflix

‘Bartkowiak’ é pura pancadaria. Só isso

Wilson Spiler

Bartkowiak é o nome de um cineasta famoso na Polônia, com vasta experiência em Hollywood, principalmente como diretor de fotografia. Foi responsável nesta área por trabalhos como Advogado do Diabo (1997), bem como A Experiência (1996) e Máquina Mortífera 4 (1998). Quando colocou as mãos para dirigir, de fato, produzir o bom Romeu tem que Morrer (2000) e a “pérola” Street Fighter: A Lenda de Chun-Li. Ou seja: tem bastante conhecimento do cinema de ação.
Se esta foi uma espécie de homenagem ao diretor polonês, não sabemos. Mas Bartkowiak, filme que acabou de estrear no catálogo da Netflix, peca por muita coisa, menos pela ação.

A história de Bartkowiak

O longa-metragem fala conta a história do lutador de MMA Tomek Bartkowiak (Józef Pawlowski), que perdeu o irmão em um acidente de carro. Em seguida, ainda que contra a vontade, ele resolve assumir a casa noturna da família, mesmo diante de uma oferta tentadora de dois milhões de euros para vendê-la.
A recusa se deu porque Tomek descobriu que havia má intenção na aquisição do local. Isso porque um grupo de criminosos estava comprando todos os imóveis da área com intenção de dominar a região. Então, como um super-herói sem capa – sem poder -, ele decide enfrentar a situação com sua namorada e amigos.
[youtube v=”DgRQrgyafCU”]

Pancadaria intensa

Pois bem, Bartkowiak não traz nada de novo do que já vemos por aí. Diálogos rasos; interpretações duvidosas; cenas completamente clichês (com direito a até ao líder dos criminosos jogando golfe no terraço enquanto conversa com um de seus comparsas); e situações impossíveis de serem contornadas permeiam o filme. Parece um grande jogo de videogame, onde vai passando de fase até chegar ao chefão final.
A grande diferença aqui está nas cenas de ação. O longa é recheado de porradaria (praticamente só tem isso), com direito até a troca de socos intensa, como jabs, diretos, cruzados e até uppercut para os fãs de luta se deliciarem. Mas é apenas isso.
Então, se você não liga para um roteiro bem estruturado, mas gosta de uma boa pancadaria para aproveitar com a pipoca, Bartkowiak é o filme certo a escolher no catálogo da Netflix. Do contrário, esqueça. Ao menos, se houve mesmo intenção de homenagear o diretor, talvez o propósito tenha sido cumprido.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de Bartkowiak (Netflix)

[youtube v=”Gzt3n9J3kyo”]

Elenco do filme Bartkowiak, da Netflix

Józef Pawłowski
Zofia Domalik
Szymon Bobrowski
Danuta Stenka
Rafal Zawierucha
Margo Marlow
Jan Frycz

Ficha Técnica

Título original do filme: Bartkowiak
Direção: Daniel Markowicz
Roteiro: Daniel Bernardi
Data de estreia: qua, 28/07/21
Onde assistir ao filme ‘Bartkowiak’: Netflix
Duração: 91 min
País: Polônia
Gênero: ação
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN