Batem À Porta crítica do filme 2023 M Night Shyamalan

Foto: Universal Pictures / Divulgação

‘Batem À Porta’ deixa de ser épico por falta de coragem

Bruno Oliveira

Impossível começar esse texto sem falar de M. Night Shyamalan. Para muitos, um gênio; para outros, uma farsa. Sou do time que não chega a idolatrá-lo, mas gosto muito das coisas que faz. Em sua carreira, acumulou tanto acertos quanto erros. A expressão “8 ou 80” cabe perfeitamente em sua bagagem de longas. A expectativa do filme Batem À Porta era justamente saber pra que lado esse pêndulo ia cair. Posso ser suspeito para dizer, mas digo com afinco que essa nova obra é mais um acerto do diretor, mesmo que fique abaixo de seus grandes trabalhos.

Leia também:

‘Batem À Porta’ entrega um ótimo suspense

‘Operação Hunt’ questiona até onde vamos por nossas causas

‘Alerta Máximo’ é bom entretenimento de ação, mas funcionaria melhor no streaming

Sinopse

Na trama, o casal Eric (Jonathan Groff) e Andrew (Ben Aldridge), e a filha deles, Wen (Kristen Cui), vão passar as férias em uma cabana à beira de um lago. Enquanto caça gafanhotos na floresta, a menina conhece Leonard (Dave Bautista), um homem educado e amigável que quer ter uma conversa com os pais da jovem. Logo, a tranquilidade some quando um trio se junta ao desconhecido. Ao invadirem a casa e fazê-los reféns, eles dizem que a família deverá fazer um escolha inimaginável para deter um suposto apocalipse.

Épico?

A sinopse é justamente o que vimos no primeiro teaser. Esse é apenas o estopim para uma história louca e épica (nas suas devidas proporções) que vai se desenrolar no decorrer da projeção. Por termos uma bagagem de filmes do tipo, fica impossível crer nos invasores. A dúvida entre eles serem pessoas do bem que querem evitar o mal maior ou serem malucos de algum culto religioso acaba tornando tudo muito tênue. Por mais que sejam eloquentes, acreditar no que eles contam beira à loucura.

O suspense e a tensão crescem a medida em que o tempo vai passando. Acreditar nessas pessoas começa a ser mais plausível conforme o longa vai se desenrolando. Algumas cenas bizarras e de terror chegam a nos perturbar enquanto a família é aterrorizada. Chegamos a pensar se são apenas malucos homofóbicos ou se são um grupo de maníacos que gostam de deixar as famílias em pânico com seus métodos nada ortodoxos para fazerem acreditar neles.

Todos esses detalhes dão vida e escopo para toda a obra, mas preciso falar dos pontos negativos também. No final, a verdade fica bem clara. A falta de uma dubiedade tornou o desfecho fraco. Entenda: achei bastante satisfatório, mas deixou de ser épico por uma escolha narrativa.

Alguns simbolismos, como o gafanhoto, por exemplo, ficaram a esmo. Ao mesmo tempo em que a menina Wen não tem uma importância maior para a trama. Aquela marca de reviravolta que vemos nos filmes do Shyamalan aparece aqui, o que devo dizer que foi uma pequena decepção. Esse parágrafo foi totalmente galgado em minha opinião pessoal e não em detalhes técnicos que tenham ou não piorado a conclusão do filme.

Conclusão

Batem À Porta não chegou a ser épico por decisões narrativas cômodas e por uma falta de coragem a mais. Ainda assim, é um ótimo suspense familiar que vai deixar o público nervoso em várias cenas do início ao fim. A dica que posso dar agora é que não veja e não leia sobre o filme por aí. Apenas pegue essa recomendação, escolha a sua sala de cinema favorita e vá. Garanto o entretenimento e os momentos de tensão.

Onde assistir ao filme Batem À Porta (2023)?

A saber, Batem à Porta estreia exclusivamente nos cinemas nesta quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Batem À Porta (2023)

Batem À Porta (2023): elenco do filme

Jonathan Groff

Bem Aldridge

Kristen Cui

Dave Bautista

Nikki Amuka-Bird

Rupert Grint

Abby Quinn

Ficha Técnica do filme Batem À Porta (2023)

Título original do filme: Knock At The Cabin

Direção: M. Night Shyamalan

Roteiro: M. Night Shyamalan, Steve Desmond e Michael Sherman

Duração: 100 minutos

País: Estados Unidos, China

Gênero: suspense

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: