‘Batman’ (1989) de Tim Burton é um clássico que marcou época

Bruno Oliveira

No último 21 de setembro foi comemorado o Batman Day, uma celebração anual para homenagear o herói da DC Comics. Esse ano com um motivo a mais por ser o 85.º aniversário da criação do personagem. Os cinemas compraram a ideia e relançaram nas telonas dois filmes do Homem-Morcego: Batman de 2022, estrelado por Robert Pattinson e dirigido por Matt Reeves, e Batman de 1989, estrelado por Michael Keaton e dirigido por Tim Burton. Escolhi assistir o último por ter um apego emocional maior e por nunca tê-lo visto no cinema. Essa foi a minha chance.

Sinopse

Após testemunhar a morte brutal de seus pais quando criança, o milionário filantropo Bruce Wayne (Michael Keaton) luta contra o crime na cidade de Gotham disfarçado do herói Batman, que coloca medo nos corações dos vilões. Mas quando um louco e deformado que se autointitula Coringa (Jack Nicholson) começa a controlar o submundo do crime em Gotham, Batman precisa encarar seu mais perverso inimigo para proteger sua identidade e a mulher que ama, a repórter Vicki Vale (Kim Basinger).

Uma onda de nostalgia

A cópia que vi na telona não me pareceu ser uma nova versão remasterizada em 4k com um som beirando a perfeição. Ela me pareceu justamente com o que vi há anos, e tudo bem. Não estava esperando algo perfeito. Só clamei por uma viagem nostálgica ao filme e ao personagem que praticamente me mostrou e me ensinou o que é o mundo de super-herói. Tive bastante disso, mas com uma mente crítica consegui perceber muitas falhas que nunca passaram pela minha cabeça. Coisas que não diminuem ele como um clássico, mas que percebemos que não envelheceu tão bem assim.

Uma obra de sua época

Erros de continuidade e furos no roteiro com uma direção engessada mostram o que era o cinema naquela época. Existem dois modos para se ver uma obra antiga: com a cabeça dos dias de hoje e a outra é projetando a sua mente a época em que foi originalmente exibido. Se ele fosse lançado hoje, seria um fracasso. Porém, podemos ver porque ele fez tanto sucesso na época, onde não havia nada do tipo até então. Uma energia gótica, com um vilão bizarro e um herói tão misterioso e atraente à nossa curiosidade que acabamos simplesmente amando tudo o que vemos. Mesmo com tais erros de execução.

Marcou uma época

Nos anos 80, o Batman fazia um enorme sucesso nos quadrinhos e foi a época que mais foram feitos clássicos do personagem. A visão do público comum para o herói era o Batman da série de TV dos anos 60, que era uma ótima galhofa. Transpor o personagem para uma energia mais sombria e gótica dando uma sobriedade a ele atraiu o público que estava disposto a ver algo mais “real”. Esse longa foi uma superprodução e definitivamente marcou uma época e fez com que o herói virasse um dos mais populares de todos os tempos.

Direção e elenco

A energia do Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura) está toda ali, embora a sua perfeição tenha sido encontrada em Batman: O Retorno (1992). Jack Nicholson (Os Infiltrados) como Coringa foi a melhor escolha da época e posso dizer que ele fez o papel muito bem. Caricato, com algumas frases batidas, mas com momentos excelentes de vilania com tiradas ótimas. Michael Keaton (Fome de Poder) nunca me convenceu muito no papel. Parece não ter uma personalidade condizente e aquele biquinho o tempo todo não me desce. Kim Basinger (Los Angeles: Cidade Proibida) está belíssima e grita como ninguém, mas basicamente faz o papel da mulher que precisa ser salva.

Conclusão

Mesmo com os problemas visivelmente a mostra, Batman (1989) ainda é um clássico que marcou uma época. Isso ninguém irá tirar. Esse longa marcou a estreia do herói nos cinemas e de lá pra cá diversos filmes do Homem-Morcego já foram produzidos, e não cansa. O público gosta demais dele e sempre clama por mais um. Já tivemos diversos atores no papel e diversas adaptações. Para terminar, quero elogiar a excelente trilha sonora de Danny Elfman que é um clássico até hoje, e dizer que Batman é o primeiro herói a ganhar uma estrela na famosa Calçada da Fama. Não é para qualquer um. Para os fãs xiitas de prontidão, esse Batman mata.

Onde assistir Batman (1989)?

O filme Batman (1989) está em cartaz na MAX.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco de Batman (1989)

Michael Keaton
Jack Nicholson
Kim Basinger
Robert Wuhl
Pat Hingle
Billy Dee Williams
Michael Gough
Jack Palance
Jerry Hall
Tracey Walter
Lee Wallace
William Hootkins

Trailer – Batman (1989)

Ficha Técnica – Batman (1989)

Título original: Batman
Direção: Tim Burton
Roteiro: Sam Hamm e Warren Skaaren em cima do personagem criado por Bob Kane
Duração: 126 minutos
País: Estados Undios da América, Reino Unido
Gênero: ação, super-herói
Ano: 1989
Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

NAN