Misteriosa, ‘Bem-Vindos ao Éden’ toca em temas relevantes
Matheus Soares
Redes sociais podem ser realmente um bom passatempo ou um lugar para descarregar memórias. Contudo, também é um lugar perigoso, que pode aparecer todo tipo de golpe ou esperança de uma vida melhor. Ainda mais se você for alguém frágil, com problemas familiares e na vida. Com essa premissa misturada ao pano de fundo do aquecimento global que chega a nova série da Netflix, Bem-Vindos ao Éden.
O seriado narra a história de um grupo de jovens que vai para uma festa isolada e são convidados por uma empresa que quer lançar uma nova bebida. Porém, eles descobrem que tudo ali no Éden é um inferno. Cercados por armadilhas e perigos, alguns vão tentar fugir, enquanto outros vão em busca das respostas para os segredos.
Leia também:
‘Quarentão’ tenta mostrar que tudo pode ter um lado bom
Lady Gaga divulga clipe de música para ‘Top Gun: Maverick’ com cenas inéditas do filme
‘A Caminho do Verão’ não é apenas uma produção para o público teen
Crise ambiental como agente da narrativa
Na série, existem dois ‘vilões’: Astrid (Amaia Salamanca) e Erik (Guilhermo Pfening). Ambos se mostram defensores da Terra, colocando em pauta o tempo todo o aquecimento global e a necessidade de salvar o planeta. Mas como o mundo não se importa, eles resolvem criar um lugar para que só “escolhidos” sobrevivam vivendo nas suas regras.
Será que existe algum tipo de sociedade atualmente se preparando para o pior? Se resguardando para serem os únicos sobreviventes? Vemos muitas pessoas, principalmente nos EUA, construindo bunkers e lugares segures. Então, mesmo a série não tendo esse foco, a crítica aos problemas ambientais é real e mostra que algo precisa ser feito.
Vale a pena?
Bem-Vindos ao Éden chega somente com uma temporada. A protagonista Zoa (Amaia Aberaturi) vai representar bem boa parte do público jovem com problemas em casa. Não só ela, mas o seriado todo toca nesse ponto, de como uma festa, drogas e outras coisas surgem como fuga para problemas. Mas agora vamos direto para a série em si.
O mistério da ilha e para que serve não se resolve, afinal ela tem um final aberto e no último episódio acontecem diversas coisas, dando a entender que logo mais teremos uma segunda temporada. A temática lembra muito Round 6, ou seja, quem gostou dessa, provavelmente será cativado pela nova série espanhola. Com um bom mistério a ser descoberto, tem tudo nas mãos para desenvolver uma boa história.
Contudo, nem só de coisas boas vive a série. Bem-Vindos ao Éden é entupida de personagens. Toda hora surge algum novo e, como solução, descartam algum antigo ou deixam de dar atenção, como foi o caso da personagem África (Belinda Peregrín). Fora isso, o programa tem uma boa temática e tem tudo para ter sucesso.
Final explicado de Bem-Vindos ao Éden
Ao longo dos últimos dois episódios descobrimos a existência de Isaac, uma criança um pouco estranha e misteriosa. Ele vive isolado e é mais visto depois que Erik sofre um ataque. Com Erik fora das vistas, África vai atrás dele e descobre uma sala secreta. Ela acaba ativando algo em um supercomputador que fica repetindo “Enviando sinal para o espaço sideral, aguardando resposta”.
Esse é o verdadeiro mistério de Bem-Vindos ao Éden. Além disso, é explorado algum tipo de poder de cura pela criança. Assim, abre um precedente para que a produção deixe de ser um simples mistério e vire algo mais fantasioso.
Bem-Vindos ao Éden vai ter segunda temporada?
Para os mais ansiosos, a Netflix e seus produtores já confirmaram a 2ª temporada de Bem-Vindos ao Éden, que deve chegar por volta do segundo semestre de 2023.
Onde assistir à série Bem-Vindos ao Éden?
A saber, a série Bem-Vindos ao Éden estreou nesta sexta-feira (6) no catálogo da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer da série Bem-Vindo ao Éden, da Netflix
Bem-vindos ao Éden (Netflix): elenco do filme
Amaia Salamanca
Begoña Vargas
Lola Rodríguez
Amaia Aberasturi
Guillermo Pfening
Ficha Técnica (Bem-vindos ao Éden, Netflix)
Título original do filme: Bienvenidos a Edén
Criação: Joaquín Górriz e Guillermo López Sánchez
Direção: Daniel Benmayor
Episódios: 8
Duração: de 37 a 40 minutos
País: Espanha
Gênero: suspense e fantasia
Classificação: 16