Berenice Procura | Saiba como foi a coletiva do filme estrelado por Cláudia Abreu e Eduardo Moscovis

Giovanna Landucci

Na última sexta-feira (15), o BLAH CULTURAL marcou presença na coletiva e cabine de imprensa do filme Berenice Procura, no Cine SESC, em São Paulo. Para promover e contar detalhes do projeto, o evento contou com a participação do diretor Allan Fiterman e dos atores Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, Caio Manhente, Guta Ruiz e Carol Marra.

No filme, Cláudia Abreu interpreta a Berenice do título, uma taxista que decide investigar o assassinato de uma transgênero em Copacabana após ver seu filho adolescente envolvido de alguma forma com o caso.

Iniciando o bate-papo, Allan Fiterman (diretor do filme) falou que o processo de fazer cinema no Brasil não é a coisa mais simples do mundo, ainda mais quando se tem uma história polêmica para contar e que possui certa relevância para a sociedade. A obra é a adaptação de um livro do Garcia Rosa, com 120 páginas, que foram transformadas em 70 para começar a contar essa história.

A ideia era que a trama fosse contada sem a utilização de um ator ou atriz para fazer o papel de transexual, e sim com alguém que fosse realmente trans e tivesse sua própria história para contar sob a ótica do roteiro. Além do suspense visto na trama, tentou-se também trazer a parte humana das relações de família, das duas famílias. Um paralelo entre uma família hétero normativa cheia de problemas e segredos e, ao mesmo tempo, a história da Valentina, uma transgênero.

FOTO: Giovanna Landucci / BLAH CULTURAL

Cláudia Abreu, no papel de Berenice, apresenta uma mulher solitária, em seu deserto emocional, distante e vivendo um casamento infeliz. A mesma faz um caminho muito interessante de autoconhecimento até encontrar a verdade da sua vida. Eduardo Moscovis contou que foi transformador fazer o filme e interpretar Domingos, um personagem delicado e que fala das hipocrisias alimentadas pela sociedade.

Berenice Procura tem estreia marcada para o próximo dia 28 nos cinemas, fiquem ligados! Veja abaixo a galeria de imagens do evento (FOTOS: Giovanna Landucci / BLAH CULTURAL):

[soliloquy slug=”berenice-procura-coletiva-de-imprensa”]

::: FICHA TÉCNICA

Produção: Elisa Tolomelli

Direção: Allan Fiterman

Roteiro: Flávia Guimarães e José Carvalho

Produção Executiva: Thais Mello

Distribuição: H2O Films

Coprodução: Canal Brasil

::: ELENCO

Claudia Abreu – Berenice

Eduardo Moscovis – Domingos

Vera Holtz – Greta

Emílio Dantas – Russo

Caio Manhente – Thiago

Fábio Herford – Jayme

Leonardo Bricio – Delegado Jair

Guta Ruiz – Jaqueline

Valentina Sampaio – Isabelle

Carol Marra – Jessica Simpson

Renan Mattos – Johnny

ThalitaZampirolli – Michelle Glamour

Alessandro Brandão – Paola

Gabriel Sanches – Lola

Debora Zagha – Ketelin Surpresa

Brigitte de Búzios – Brigitte

Fabricio Assis – Dico

Danubia Firmo – Dora Divine

Fran Burle Marx – Tati Tatuada

Gabi Katz – Vanessa Top

Participação especial:

Johnny Hooker

Thiago Villas Boas e Vinícius Larezzo como Deendjers

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
NAN