Bienal Virtual do Livro de SP é homenageada na cidade
Juliana Góes
A Prefeitura de São Paulo iluminará quatro importantes monumentos da cidade, durante toda a semana, em homenagem a 1.ª Bienal Virtual do Livro de SP. A saber, o evento será realizado de 7 a 13 de dezembro de 2020. O Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura paulistana), o Viaduto do Chá, a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) e a Biblioteca Mário de Andrade, contarão com as cores Verde, Amarelo, Vermelho, bem como Azul. Ademais, a Bienal do Livro é evento oficial da cidade de São Paulo e, mais uma vez, ganha o apoio da Prefeitura.
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Evento com acesso gratuito e novidades
Com o tema Conectando Pessoas e Livros, acontecerá pelo portal https://www.bienalvirtualsp.org.br com acesso gratuito a toda programação e novidades do mercado editorial. Assim, com mais de 100 expositores e 330 autores confirmados, o evento contará com uma grade intensa de programação, venda de livros, além de rodadas de negócios.
Além disso, o primeiro grande evento virtual do segmento possibilitará o encontro de leitores, escritores e profissionais do mercado editorial de qualquer lugar do mundo. Ou seja, segundo Vitor Tavares, presidente da CBL, o evento virtual está mais do que nunca democrático, diverso e multicultural.
“Pela primeira vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma. Então, nossa expectativa é receber mais de 1 milhão de visitantes on-line”, destaca Vitor Tavares. Na edição passada, o evento presencial contou com um público de 663 mil pessoas.
O ambiente virtual também vai possibilitar que o público assista a todas as palestras por mais tempo. Aliás, o portal fica no ar até 13 de janeiro e não há necessidade de cadastro para assistir aos debates e visitar as salas dos expositores.
Espaços culturais na Bienal Virtual
Além disso, a Bienal Virtual levará para o ambiente digital seus espaços culturais, como o Salão de Ideias, o Papo de Mercado e a Arena Virtual. Autores e profissionais do mercado editorial vão discutir temas variados, como racismo, empoderamento feminino, comportamento e espiritualidade.
Nomes como Verônica Oliveira, Mauricio de Sousa, Raphael Montes, Nara Bueno, Claudia Raia, Isabela Freitas, Leandro Karnal, Monja Cohen e Mário Sergio Cortella compõem os mais de 70 bate-papos previstos na programação do espaço Arena Virtual. Assim, no Salão de Ideias, haverá discussões de amplo interesse com escritores, pensadores e profissionais do mercado. Entre os autores estrangeiros, estão confirmados Sarah MacLean, Scarlett Peckham, Nic Stone e Gavin Roy.
Ademais, a Bienal também trará lives dedicadas aos centenários de Clarice Lispector e da obra de Agatha Christie. Quatro mesas abordarão obra e vida de Clarice e a percepção de sua literatura hoje em dia. Já o estilo romance policial de Agatha Christie será discutido como ainda hoje influencia a literatura do gênero, mesmo 100 anos após a publicação de seu primeiro livro, “O Misterioso Caso de Styles”.
No entanto, para coordenar a programação cultural do espaço Arena Virtual, a CBL convidou Diana Passy, criadora da FLIPOP, primeiro festival literário voltado para o público jovem do Brasil .
Contudo, os profissionais do mundo editorial também terão espaço garantido nas discussões que farão parte do Papo de Mercado. Tendências, perspectivas e novidades do mercado, bem como da indústria cultural poderão ser acompanhadas por editores e autores.
A saber, o público infanto-juvenil não ficará de fora da 1ª Bienal Virtual. Portanto, o Espaço Mauricio de Sousa contará com palestras sobre livros e temas específicos para o público.
2ª edição da Jornada Profissional
Por outro lado, durante o evento, acontecerá também a 2ª edição da Jornada Profissional, com rodadas de negócios entre players nacionais e internacionais. Esses encontros também promovem discussões sobre os panoramas atuais do setor, bem como as perspectivas para o mercado editorial mundial.
As rodadas de negócios serão, antes de mais nada, exclusivas para empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Aliás, a Jornada Profissional contará com 30 compradores internacionais previamente selecionados. As mesas e discussões serão abertas, bem como poderão ser acompanhadas por todos os interessados.
Loja virtual
Portanto, além das lives e palestras, o público terá acesso às lojas virtuais de cada editora participante, como Rocco, Novo Século, Livraria e Distribuidora Loyola, Grupo Autêntica, Madras, Trilha Educacional, Edições Loyola, Aleph, Papirus, FTD, Panini, Ave Maria, Cia das Letras, Editora Globo. Ademais, os visitantes podem conferir pelo site os lançamentos de seus autores favoritos e possíveis promoções. Por fim, serão 84 expositores entre editoras, livrarias e distribuidores e 22 autores independentes que também estarão com estandes virtuais.
Serviço
1.ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo
07 a 13 de dezembro de 2020
Informações: www.bienalvirtualsp.org.br
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