Dupla ‘Bill & Ted’ ainda diverte bastante na versão 2020
Jorge Feitosa
“Talvez devêssemos sempre não saber o que fazemos.”
Para aqueles que, em 2020, não os conhecem, Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) são dois roqueiros parcamente dotados de inteligência (tapados mesmo) e de cujo futuro já dependeu a sociedade humana. É que, há trinta anos, os autoproclamados Garanhões Selvagens viajaram no tempo pra aprender História e não repetir de ano por causa da matéria, mantendo o dueto cuja música uniria o mundo inteiro.
E foi com essa premissa mais que rasteira que os dois personagens entraram pra cultura pop com Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (1989) e a continuação Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo (1991), nos quais formam banda com a própria Morte depois de se amarrar com duas legítimas princesas medievais.
- Novo ‘Bob Esponja’ é diversão garantida para a família na Netflix
- Amazon Prime Video | Lançamentos de novembro de 2020
- ‘O Que Ficou Para Trás’ (Netflix) e o horror como consequência dos atos
Então, Bill & Ted: Encare a Música (Bill & Ted: Face The Music), em 2020, vem pra aproveitar a onda de continuações de sucessos antigos depois de doze anos de tentativas dos criadores e roteiristas Ed Solomon e Chris Matheson. Tanto tempo, aliás, deixou Alex Winter tão enferrujado que ele teve que tomar aulas de interpretação, já que estava mais voltado pra carreira de diretor.
Espera valeu a pena
E a espera valeu a pena: o filme dirigido por Dean Parisot, veterano da TV que ainda tem RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos e As Loucuras de Dick e Jane no currículo, mantém toda aquele clima de filme B de suas origens. No entanto, agora, Bill e Ted têm que salvar a própria realidade como a conhecemos. Mais precisamente em 77 minutos e 25 segundos, que é o tempo que resta até o final do filme.
Para além das homenagens e participações dos personagens dos primeiros filmes, uma boa ideia foi a inclusão das obtusas filhas Billie (Brigette Lundy-Paine, de Atypical) e Thea (Samara Weaving, de A Babá). Esta última, aliás, ganhou o papel por ser sobrinha de Hugo Weaving, o eterno Agente Smith de Matrix, mas mostra que foi o melhor acréscimo.
Reeves sendo Reeves
Já em relação a Reeves, basta saber que é o mesmo do original, ou seja, sempre com a mesma expressão pra todo tipo de emoção. E funciona, pois sua simples presença em cena e seu faro para bons papéis há tempos lhe mantém no patamar das grandes estrelas de Hollywood.
Outros bons trunfos são os efeitos visuais, propositalmente simplórios pra não perder o ar tosco dos primeiros filmes e a maquiagem, especialmente dos Bill e Ted bombados da prisão que mereciam ter aparecido mais.
Bill & Ted: Encare a Música (2020), enfim, é uma comédia simples feita pra toda a família e que poderia perfeitamente ganhar um spin-off de Billie e Thea. Com certeza vai despertar a nostalgia dos mais velhos e seria uma boa passagem de bastão pra nova dupla de viajantes do tempo.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
Título original: Bill & Ted – Face the music
Direção: Dean Parisot
Elenco: Keanu Reeves, Alex Winter, Kristen Schaal
Distribuição: Imagem
Data de estreia: qui, 05/11/20
País: Estados Unidos
Gênero: aventura
Ano de produção: 2019
Duração: 78 minutos
Classificação: 10 anos