Black Pantera abre o Rock In Rio em show histórico e preto
Cadu Costa
Enfim, começou o Rock In Rio 2022. E sinceramente, não havia outro modo de iniciar. Os mineiros do Black Pantera se juntaram ao pernambucanos do Devotos e já podem ser considerados como a abertura de festival mais representativa da história.
Pra começar, o Black Pantera, formado pelos irmãos Charles e Chaene da Gama, e Rodrigo “Pancho” Augusto, abriu os trabalhos no Rock in Rio 2022 dizendo o simples: “Padrão é o Caralho”, do último disco Ascenção, que saiu há pouco tempo e nós já dissemos o quanto ele é bom bagarai.
Aqui vale destacar que o público estava meio tímido, meio disperso mas foi chegar o refrão e a parte “Jesus não era branco / não era ariano / a vida começou no continente africano” que algo estava diferente nesse Rock in Rio. A porradaria de “Mosha” e “Godzila” acabou com a desconfiança. Daí pra frente foi ladeira abaixo de pancada na orelha do único que o metal pode ser.
Leia também:
Onde assistir ao Rock in Rio 2022?
Rock in Rio 2022 realiza evento-teste: saiba o que rolou
Rodinha de pogo mulheres! Girl power!!!#RIR #RockinRio #RockinRio2022 #RIR2022 #BlackPantera #UltraversonoRIR https://t.co/1nTRsiNNue
— ULTRAVERSO (@siteultraverso) September 2, 2022
Fogo nos Racistas e Devotos
Outro destaque vai para “Fogo nos Racistas”, onde o público não segurou mais o grito de fogo em você sabe quem. Quando a plateia já estava dominada, entraram os Devotos e o metal pauleira deu lugar ao punk hardcore politizado de Cannibal e cia.
Aliás, essa sonoridade moldada no Alto José do Pinho, um morro conhecido de Recife era de uma representatividade gigantesca para os pretos e nordestinos que ali se encontravam. “De Andada” e “Eu Tenho Pressa” vieram na sequência acompanhadas de uma visão poética na voz de Cannibal.
Os caras não estão pra brincadeira!!!#RIR #RockinRio #RockinRio2022 #RIR2022 #BlackPantera #UltraversonoRIR https://t.co/UHraPLrXWu
— ULTRAVERSO (@siteultraverso) September 2, 2022
Homenagem à Elza Soares
E um show preto com toda essa carga emocional de fúria não seria a mesma coisa sem uma homenagem à deusa-mulher Elza Soares que nos deixou esse ano. Com as duas bandas foi tocado “Carne”, do renomado disco da cantora, Do Cóccix ao Pescoço, e mais um momento importante foi protagonizado.
Perto do fim, mais um clássico do Devotos, “Punk Rock Hardcore”, com homenagem para diversos artistas do Nordeste, o show se encerra com “Boto pra Fuder”, do Black Pantera. Faltam palavras pra descrever o que foi esse primeiro show. E é só o começo do Rock In Rio 2022. Calma que tem mais…muito mais. Mas por ora…QUE SHOW!
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Setlist do show do Black Pantera e Devotos no Rock in Rio 2022
Padrão é o Caralho
Mosha
Godzila
Chaene Fala
Taca o Foda-se
Fogo no Racistas
Execução
Black Pantera com Devotos
De Andada
Eu Tenho Pressa
Abre a Roda
Fé Demais
A Carne (Elza Soares)
Punk Rock Hardcore
Boto pra Fuder