Blast Beat Um Sonho Americano crítica do filme HBO Max onde assistir elenco data de estreia

‘Blast Beat: Um Sonho Americano’ e a realidade dos imigrantes

Bruno Oliveira

Blast Beat: Um Sonho Americano (Blast Beat) é um filme dirigido por Steban Arango e protagonizado por Mateo Arias e Moises Arias, que foi incluído recentemente no catálogo da HBO Max.

Para começar vou dizer duas curiosidades sobre esse longa. A primeira é que existe um curta-metragem com o mesmo nome, mesmo diretor e com a mesma dupla principal de protagonistas, mas, infelizmente, não encontrei para assistir. No entanto, a história é a mesma, com a diferença que um longa-metragem tem um tempo muito maior para desenvolver a ideia original.

O segundo ponto interessante a se destacar é que os dois atores protagonistas são irmãos de verdade.

A trama

Na trama acompanhamos dois irmãos colombianos, Carly (Mateo Arias) e Mateo (Moises Arias), no ano de 1999 prestes a passar para os anos 2000. Enquanto o primeiro mantém o sonho de um dia trabalhar na NASA, o outro não passa de um delinquente que acha que tudo está contra ele.

Devido à situação na Colômbia na época, a família resolve se mudar para os Estados Unidos para fugir de um período conflituoso. O problema é que nem todos estão felizes com essa mudança e isso acaba virando um estopim para grandes brigas na família.

A vida de imigrante

Eu detesto quando, aqui no Brasil, colocam um subtítulo em cima do original. Ou traduzem ou não. Nesse caso o “Um Sonho na América” consegue resumir bem a ideia do filme Blast Beat. Afinal, sempre ouvimos por aí que os Estados Unidos é a terra da oportunidade. Ou seja, basta ir e batalhar arduamente pelo seu sonho que tudo vai dar certo. Essa afirmação tem um ponto de verdade, mas nem sempre é assim tão preto no branco. A vida de um imigrante não é nem um pouco fácil.

Pensar que deixar nossa terra natal para um lugar relativamente melhor pode ser bonito no papel, contudo, na prática, é bem difícil. Você vai para um lugar onde irá sofrer preconceito por não ser dali, além da parte burocrática que pode enervar qualquer pessoa com toda a dificuldade imposta. Junta-se isso o fato de que nem todos da família concordaram em ir. Pronto, temos uma bomba-relógio pronta para explodir na mão de cada um.

Egoísmo ou o melhor para todos?

Blast Beat levanta, sobretudo, a questão do egoísmo. Afinal, quem está sendo realmente egoísta? O irmão que quer uma carreira na NASA e dar condições para sua família ou o que foi imposto a ir sem terem perguntado para ele o que ele preferiria. Até eles se entenderem, o caos já foi instaurado.

Essa discussão é interessante, assim como a finalização da história. Temos decisões na vida que são difíceis, mas que precisam ser tomadas. No final, acredito que só é mesmo egoísmo quando se vai contra você mesmo.

Conclusão

A história e os conflitos de Blast Beat: Um Sonho Americano são muito bons, mas não gostei da condução do filme. É um longa-metragem lento, com uma barriga pelo meio que poderia ter sido tirada o deixando mais conciso.

De fato, é preciso ter esses momentos para dar uma aprofundada nos personagens em várias obras, mas quando é demais, acaba atrapalhando o andamento da produção. Gostaria de ver o curta-metragem, para ver como se resolve toda essa trama em tão pouco tempo No mais, é uma boa história contada.

Onde assistir ao filme Blast Beat?

A saber, Blast Beat: Um Sonho Americano está disponível para os assinantes da HBO Max desde 18 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Blast Beat, da HBO Max

Blast Beat (HBO Max): elenco do filme

Mateu Árias
Moises Arias
Diane Guerreiro
Wilmer Valderrama
Daniel Dae Kim

Ficha Técnica

Título original do filme: Blast Beat
Direção: Esteban Arango
Roteiro: Esteban Arango e Erick Catrillon
Duração: 105 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

NAN