Bliss amazon prime video filme crítica

‘Bliss’ (Amazon Prime Video) e a saúde mental contemporânea

Jorge Feitosa

Quando Greg (Owen Wilson) atende o telefone pra falar com a filha Emily (Nesta Cooper), percebe-se imediatamente que ele evita comparecer à sua formatura com um rosário de desculpas. Seria o caso de apenas entender que ele não quer encontrar a ex-esposa, não fossem os remédios controlados que toma e para os quais não tem mais receita, além do fato de se distrair do trabalho desenhando.
Em Bliss: Em Busca da Felicidade (Bliss), do Amazon Prime Video, o diretor e roteirista Mike Cahill (O Universo no Olhar) leva Greg a conhecer Isabel, uma moradora de rua que afirma que vivemos em uma realidade paralela e podemos manipulá-la ou sair dela ingerindo cristais. Ou seja, uma evidente metáfora para o uso de remédios e drogas como fuga da realidade usando o argumento de Matrix.

Bliss amazon prime video crítica filme

Proposta aceitável

A proposta do filme é perfeitamente aceitável. Ainda mais numa sociedade que enfrenta uma epidemia de doenças mentais, amplificada pelo uso constante de celulares e redes sociais distanciando as pessoas. Algo que o roteiro explica sem didatismo, apenas com sacadas usando objetos de cena, bem como diálogos e participações especiais como a do filósofo esloveno Slavoj Zizek. A saber, este já havia analisado profundamente as questões existências dos filmes em O Guia Pervertido do Cinema e O Guia Pervertido da Ideologia.
No entanto, com uma fotografia inicialmente cinzenta, o longa chega a ser um tanto modorrento em seu início. Além disso, a escalação de Wilson, com seu eterno ar de tapado, certamente contribui pra isso e até convence no começo. Contudo, lhe faltam o vigor de Hayek com sua maluca beleza e a perseverança de Cooper em sua amarga jornada pra resgatar o pai.

Bliss crítica filme amazon prime video

‘Bliss’, do Amazon Prime Video, é bom?

A produção consegue engatar mesmo ao transportar os personagens para o mundo imaginário que chamam de real, com locações em uma idílica Croácia filmada em cores vivas num exato oposto ao cinza degradante de Los Angeles, além do uso de efeitos especiais comedidos e de um design de produção que realmente imerge o espectador em ambos os mundos.
Bliss: Em Busca da Felicidade, mais novo filme do Amazon Prime Video, enfim, é uma reflexão sobre a saúde mental na forma de uma alegoria e deve ser visto como tal. É certo que não deve mudar a vida de quem o assistir, mas certamente faz pensar. E é pra isso que foi produzido.

TRAILER

[youtube v=”ZHtPm8v-yNw”]

FICHA TÉCNICA

Título original do filme: Bliss
Direção: Mike Cahill
Roteiro: Mike Cahill
Elenco: Salma Hayek, Owen Wilson, Madeline Zima, Nesta Cooper
Onde assistir ‘Bliss’: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 05/02/21
País: EUA
Gênero: drama, ficção científica
Ano de produção: 2021
Duração: 103 minutos
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN