‘Boa Viagem’, um drama que vai emocionar o público
Bruno Oliveira
Boa Viagem (Yolun Açik Oslun) é o mais novo filme turco que acabou de chegar na Netflix e que está fresquinho para os assinantes. Já adianto que ele será daqueles exemplos de que vai mexer profundamente com quem assiste. Essa tem sido uma grande característica das obras oriundas da Turquia: ou ela surge como uma comédia despretensiosa e meia-boca ou vem com uma pedrada que faz nos emocionar e chorar. O alvo desse resenha entra no segundo exemplo.
Devo também mencionar o quanto o cinema turco evoluiu. Não que eu seja um especialista em suas obras, mas é notável o quanto eles têm feito coisas boas e com uma qualidade acima do normal. Ainda acho que pode melhorar, pois certas falhas ainda são notórias, mas é inegável a sua capacidade de fazer um produto bom para qualquer público. Posso dizer que eles são especialistas em mexer com o coração do público. Aqui, o filme espreme nossos olhos até a última gota de lágrima.
Leia também:
‘Thor 4: Amor e Trovão’: trailer mostra primeiro vislumbre do vilão Gorr
‘Catherine Called Birdy’ – Prime Video libera imagem e trailer
A trama
Esse é o tipo de história que não gostaria de comentar muito, pois o que eu falar demais pode estragar uma ou outra reviravolta. Mesmo assim, tentarei criar uma sinopse vaga, porém que dê para entender o contexto do que se segue.
Logo em seu início e sem muitas explicações, conhecemos o Capitão Saleh (Engin Akyurek), um veterano de guerra que perdeu sua perna em combate. Ele foge do hospital e ruma em uma viagem de carro para impedir o casamento do amor da vida de seu melhor amigo Kerim (Tolga Saritas), junto com o próprio. No decorrer da viagem começamos a entender as motivações desse ato apressado e que vai acabar determinando as verdadeiras intenções dessa jornada.
Esse resumo de história básico foi o melhor que pude fazer para não estragar absolutamente nada. Agora se continuar, siga por sua conta e risco por mais que ainda assim, tentarei evitar certos detalhes.
Prepare o lencinho
Boa Viagem é um filme do tipo “road movie”, mas posso dizer que é bem mais do que isso. Se for uma pessoa um pouco sagaz e calejada na arte cinéfila, rapidamente irá notar alguns detalhes estranhos e entender de cara do que ele se trata. Infelizmente notei, mas temos um algo a mais. Pensei que essa descoberta prévia iria estragar o que viria pela frente, mas não. Por mais que notasse essa nuance, nada estava me preparando para os seus momentos finais que foram um verdadeiro soco no estômago.
A viagem faz sentido quando você entende todos os pontos. E é nesse momento que te digo para se preparar e colocar o lencinho perto. Toda essa revelação vindo do nada embalada por uma ótima trilha sonora te pega de um jeito que perdoa qualquer defeito que a obra teve até aqui. Nem vou focar nos erros, pois acho que não cabe aqui. Sem querer entregar muito, mas é nesse último ato em que o título Boa Viagem ganha uma nova conotação e que faz muito sentido.
Guerra da Turquia
A guerra da Turquia é um background que, embora não seja fundamental, é importante dentro do contexto do filme. Na verdade, nem sei se realmente é uma guerra, e isso tornou minha experiência um pouco menor. A minha falta de conhecimento dos conflitos da região e uma falta de uma explicação para o público mundial fizeram uma diferença na hora de entender porque eles são considerados mártires ao morrer. Um pequeno texto sobre isso resolveria.
Conclusão
Boa Viagem vale bastante a assistida. O filme me surpreendeu de uma forma boa e me fez derramar lágrimas sem perceber. Sua história é leve em muitos momentos, principalmente nas partes aventurescas da viagem. No entanto, se torna bem pesada quando descobrimos os reais fatos que levam os personagens a fazerem o que estavam dispostos.
Como uma diversão a mais, peço que notem as fotos mostradas durantes as cenas pós-crédito. Elas nos revelam de outro ângulo como foram os fatos de verdade dessa jornada.
Onde assistir ao filme Boa Viagem?
A saber, Boa Viagem já está disponível para todos os assinantes da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Boa Viagem, da Netflix
Boa Viagem (Netflix): elenco do filme
Engin Akyurek
Tolga Saritas
Belfu Benian
Oyku Naz Altay
Ficha Técnica: Boa Viagem (Netflix)
Título original do filme: Yolun Açik Oslun
Direção: Mehmet Ada Öztekin
Roteiro: Hakan Evrensel e Mehmet Ada Öztekin
Duração: 119 minutos
País: Turquia
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: 16 anos